Dr. Leonardo defende a criação de uma frente parlamentar em defesa dos agentes de saúde

Picture of Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Dr. Leonardo defende a criação de uma frente parlamentar em defesa dos agentes de saúde

Compartilhe:

Defensor das causas e dos direitos dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, o deputado Dr. Leonardo (PSD) propôs a criação de uma frente parlamentar em defesa da categoria, que será instalada nesta quinta-feira (16), às 16h, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa. O intuito, segundo o parlamentar, é formular e implementar políticas públicas em favor dos profissionais, estimulando as discussões e o aprimoramento da legislação para assegurar, de forma isonômica, um piso salarial em âmbito estadual.

A frente vai debater as diretrizes do plano de carreira da categoria e buscar o reconhecimento da atividade, como sendo exercida sob condições especiais, que prejudicam a saúde e a integridade física, assegurando a esses profissionais o direito ao recebimento do adicional de insalubridade. “Queremos garantir um salário justo aos profissionais e o reconhecimento do adicional de insalubridade, que, por força do exercício do ofício, os colocam expostos a ambientes insalubres; ao risco de contágio de doenças infectocontagiosas; inseticidas; larvicidas e produtos químicos”, explicou.

Vale destacar que Dr. Leonardo participou de diversas discussões, reuniões e audiências públicas com a categoria. No ano passado, ele apresentou um projeto de lei que institui o piso salarial, estabelecendo as diretrizes do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), melhorias nas condições de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dentre outras necessidades da categoria, em âmbito estadual.

Segundo o deputado, em Mato Grosso, há um anseio muito grande por parte dos agentes, em regulamentar o piso da categoria, tendo em vista a grande discrepância existente entre os municípios, nos valores pagos a título remuneração.

“São eles que fazem a saúde com assistência, indo aos bairros, às casas, visitando as famílias, debaixo de sol. Se cuidarmos dos nossos agentes, a população será mais bem assistida, pois eles já prestam um excelente papel, mesmo com as precárias condições de trabalho, o baixo salário; porque fazem com amor”, ressaltou.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também