Professores e estudantes da UFMT fazem “vaquinha” para custear produção de curta-metragem em Rondonópolis

Foto: Charles Emanoel/Assessoria

Professores e estudantes da UFMT fazem “vaquinha” para custear produção de curta-metragem em Rondonópolis

O projeto independente conta com 16 participantes, a maioria estudantes da própria universidade.

A ação coletiva para o financiamento do curta-metragem “As Memórias Que Eu Não Queria Ter” teve um total de 28 assinaturas e conseguiu arrecadar R$ 1.470,00. O dinheiro será utilizado para pagar despesas de figurino, transporte e alimentação da equipe durante as filmagens. As gravações estão marcadas para este mês de dezembro e serão feitas no município de Rondonópolis.

O projeto independente é uma parceria do Coletivo Corpo Anu e da produtora rondonopolitana Filme Simples. Ao todo, entre a equipe de produção e o elenco, o grupo reúne 16 pessoas, a maioria estudantes e ex-alunos da própria universidade.

Em “As Memórias Que Eu Não Queria Ter”, o pai, Pedro, interpretado por Marcos Leque e sua filha, Andressa, interpretada por Camila Pinho, perdem a matriarca da família. Após esse acontecimento trágico, o pai passa a se comportar de forma estranha, o que chama a atenção da filha. Ao investigar o pai, a filha descobre coisas surpreendentes que a coloca entre a vida e a morte.

Com o roteiro escrito por Cassyo André Sonda junto com Everson Marcos Teodoro da Silva, o filme aborda a temática da saúde mental a partir de uma ficção em que pai e filha sofrem por dilemas da vida e encontram dificuldade para lidar com tais acontecimentos. A narrativa acontece em duas linhas temporais, em que se mesclam passado e presente, para mostrar os motivos do sofrimento mental daquela família e como isso afetou a vida deles.

Para o diretor do projeto e também aluno de letras da UFMT, Cássyo André Sonda, o maior objetivo da produção do curta é a finalidade artística. “A arte é fundamental para a vida em sociedade, porque permite reflexão e crítica sobre ela mesma. É isso que buscamos com esse projeto, produzir cinema e tentar fazer isso da melhor forma possível, já que é muito difícil para se encontrar editais e empresas que apoiem projetos como esse”, declarou.

“É preciso agradecer primeiramente a parceria com toda a equipe de produção que se dispôs a realizar este projeto, especialmente ao Rafael Irineu, nosso diretor de fotografia e supervisor de direção, e a todos os professores, professoras e amigos que acreditaram e contribuíram para a realização desse curta”, completou.

Participaram da ação coletiva professores dos cursos de Letras Língua-portuguesa e Letras Inglês, História, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia da Universidade Federal. Alguns alunos do curso de letras também contribuíram. O filme ainda está em produção e o lançamento do está previsto para o ano que vem.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Cássyo André Sonda (Cássyo Ander)
Direção de Fotografia e Supervisão de Direção: Íris Alves Lacerda
Assistente de Direção: Sara Thimóteo
Assistente de Fotografia: Charles Emanoel
Secretaria Geral: Cibele Antonhasse
Fugurino e maquiagem: Ricardo Almeida
Operador de Microfone: Elias Narvaes (Léo Autista)
Maquinária: Bruno Moura

Elenco:

Andressa: Camila Pinho
Pedro: Marcos Leque
Renata: Thais Sales Alves
Admilson: Ronald Robert
Maria Santana: Juçara Naccioli
Rosa: Marciane Silva Pereira
Atendente: Henrique Teixeira
Elenco de apoio: Letícia Silva Souza e Kawa Amorim.

+ Acessados

Veja Também