Tem gatinho em casa? Saiba como agir quando ele está com pulga

Picture of nilmaik@hotmail.com

nilmaik@hotmail.com

Tem gatinho em casa? Saiba como agir quando ele está com pulga

Tem gatinho em casa? Saiba como agir quando ele está com pulga

Compartilhe:

Ao contrário do que se imagina, as pulgas não surgem apenas em animais de rua ou em zonas rurais. Gatos domésticos que vivem em grandes centros urbanos e até mesmo aqueles que moram em apartamentos – e não saem para dar uma voltinha na rua – podem contrair esse parasita chatinho e perigoso.

E você saberia cuidar de um gato com pulga? Nos bichanos este parasita é o mais recorrente e os tutores precisam ficar sempre alertas para eliminar o problema logo no início.

Acompanhe este artigo e veja como cuidar do seu gato se ele estiver com pulgas. Aprenda também como evitar que seu animalzinho volte a passar por esse incômodo.

Como saber se o gato está com pulga?

A primeira regra para descobrir se seu gatinho está com pulga é no cuidado e na observação diária. Sabemos que os felinos têm uma personalidade forte e dominante, porém, é importante criar o hábito desde cedo de massageá-lo com o auxílio de uma escova macia.

Essa rotina é decisiva para que você note a infestação de parasitas logo no início. Lembre-se de que os gatos normalmente passam boa parte do tempo se lambendo o que pode camuflar o principal sintoma causado pela pulga: a coceira.

Então, a melhor forma de descobrir se seu gato está com pulga é observando atentamente todo o seu corpo, incluindo orelhas e as patinhas. Caso você note alguma erupção na pele dele, é sinal de alerta máximo, pois, significa que a infestação com pulgas já acontece há alguns dias e há sinais de dermatite.

O que é a pulga e quais males ela pode causar ao seu gato?

A pulga felina (Ctenocephalides felis) é um parasita que se alimenta do sangue do animal para se proliferar e se espalhar por todo o corpo do pet e também por todo o ambiente.

Trata-se de um parasita que não gosta de luz, por isso, se aloja debaixo dos pelos do animal e pode se esconder em estofados, tapetes ou pelúcias. Por isso, é importante a higienização de todo o ambiente para acabar com quaisquer focos existentes.

Quais doenças as pulgas podem causar nos gatos?

Além da dermatite que a picada da pulga causa na pele do pet, há outros males muito mais graves e que podem levar até mesmo à morte do seu companheiro. São elas:

– Anemia;

– Fraqueza;

– Doenças infecciosas;

– Vermes;

– Doença da arranhadura do gato.

O que fazer se achar pulgas no meu gato

Depois que é sabido que o animal está com pulga é necessário seguir um ritual de cuidados para tratar de imediato a situação. Boa parte dos tratamentos contra pulga são, também, alternativas que – quando inseridas na rotina do tutor e do pet – servirão para prevenir uma nova infestação.

Consulta ao veterinário

É fundamental que o gato com pulga seja levado ao veterinário, principalmente os filhotes. A pulga, além da dermatite, pode que atingir o sangue do animal deixando-o fraco e com imunidade baixa.

Banhos com produtos específicos

Sabonetes, shampoos e talcos são os itens mais tradicionais e básicos na luta contra a pulga. Muitos atuam como calmantes e cicatrizantes para a pele do animal. Uma dica valiosa é sempre ter pelo menos um desses itens em casa e usar com regularidade.

Medicação tópica

Hoje, existem no mercado medicamentos preventivos de uso tópico. Apenas uma única dose é aplicada no dorso do animal e o remédio já ajuda a prevenir contra parasitas diversos, como pulgas e carrapatos, por até 4 meses.

Medicação via oral

Dar remédio para gato é sempre um momento delicado que exige paciência e cuidado por parte dos tutores, porém, muitas vezes em quadros graves o remédio é a solução adotada pelos veterinários para eliminar os parasitas.

Limpeza geral no ambiente

Pulga é um bichinho teimoso e resistente. Quando um animal vira hospedeiro deste parasita todo o ambiente precisa ser limpo com produtos específicos para a dedetização geral.

Higienização dos objetos do pet

Assim como o ambiente todos os objetos com os quais o pet teve contato precisam ser muito bem higienizados. Isto vale para brinquedos, cama, pentes, roupas etc.

Olhar com atenção para o seu pet é um ato de amor e cuidado e pode fazer toda a diferença na hora de descobrir uma invasão de pulgas que pode afetar gravemente a saúde do bichano. Fique alerta!

Deixe um comentário

[gs-fb-comments]

Veja Também