Para falar sobre os benefícios do aleitamento materno, importante fonte de alimento durante os seis primeiros meses de vida, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), realizou a I Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso, que teve início na noite de quinta-feira (01.08), no Cine Teatro Cuiabá.
O evento reuniu profissionais da Saúde, artistas, pesquisadores e mães, para falar sobre este importante assunto, com foco no empoderamento e no fortalecimento do aleitamento materno.
A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Danielle Carmona, esteve presente no evento e comentou a relevância do debate em torno do aleitamento materno, uma vez que o leite deve ser a única fonte de alimento da criança durante os primeiros seis meses de vida, pois é um escudo de proteção para o sistema imunológico da criança, previne contra infecções, alergias, doenças crônicas e cânceres infantis.
“Este evento é de suma importância, pois traz a discussão através de oficinas de grupo de trabalho com o objetivo de desmitificar alguns assuntos culturais sobre aleitamento materno”, declarou.
Um dos organizadores do evento e membro da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho, reiterou que a proposta do evento é justamente debater a amamentação.
“Este evento faz parte da Semana Mundial de Amamentação e do Agosto Dourado, ocasião em que o mundo todo se compromete em promover os benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento, crescimento, prevenções de doenças e diminuição de mortalidade infantil. Isso é bom para mulher, família e para o planeta”, comentou.
A nutricionista Carla Muniz, mãe de uma criança de apenas um ano, explicou que o leite materno é um importante alimento para a criança e que o processo de amamentação proporciona forte vínculo entre mãe e filho.
“O aleitamento materno é a primeira vacina dessa criança, em que ela adquire imunidade, pois são os primeiros anticorpos. É a maneira que a mãe tem de se aproximar do seu filho e de criar um vínculo”, explicou.
Outra importante situação comentada pela nutricionista é a importância de se manter o processo de amamentação mesmo quando as mães precisam retornar às suas atividades profissionais no mercado de trabalho.
“O retorno ao trabalho não é sinônimo de desmame, as mães devem continuar este processo até enquanto a criança quiser tomar o leite materno. É importante que a mãe retire o leite para continuar o processo de amamentação”, destacou Carla.
Em consonância com a Semana Mundial da Amamentação e o Agosto Dourado, o evento terá continuidade até 3 de agosto, com programação que acontecerá nos espaços culturais do Cine Teatro Cuiabá, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (Palácio da Instrução).
Programação
Serão ofertados quatro minicursos gratuitos para públicos específicos, de forma a fortalecer a cultura do aleitamento materno entre as mulheres puérperas, gestantes e lactantes, profissionais da Saúde e da Educação. São eles:
1 – Oficina de sensibilização para monitoramento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Produtos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância) – Bicos, Mamadeiras e Chupetas, com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil, nos dias 1 e 2 de agosto. Público alvo: referências técnicas regionais da SES-MT.
2 – Amamentação: uma prática cultural, com Maria Lúcia Futuro, no dia 2 de agosto. Público alvo: professores das escolas de Cuiabá e Várzea Grande cadastradas no Programa Saúde na Escola.
3 – Conexão Ventre-Amamentação, com Nancy Ribeiro, professora de dança oriental de Goiânia, no dia 2 de agosto. Público alvo: mulheres puérperas.
4 – Massagem para bebês: vínculo e afeto, com Josemara, Edileuza e Jesiele, do Super Mães Grupo de Apoio, no dia 5 de agosto. Público alvo: mulheres gestantes, lactantes e profissionais da saúde.
Serviço
O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Cine Teatro Cuiabá, do Palácio da Instrução, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, do Ateliê 569, da Super Mães Grupo de Apoio, da Rede IBFAN Brasil, da WABA Brasil e da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Confira a programação de atrações culturais
01/08/2019
Local: Cine Teatro Cuiabá
19h30 – Abertura da I SACA MT 2019
20h – Exibição do filme Tigers – Censura 14 anos
21h30 – Debate do filme com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil.
02/08/2019
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
20h – Show “Força Mulher”, com Estela Ceregatti.
Censura livre
03/08/2019
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Palácio da Instrução
15h – Abertura da exposição de arte “Arte de Amamentar”
Artistas participantes: Anna Pretta, Irani Gomes, Lourdes de Paula, Ludmila Brandão, Nice Aretê, Paty Wollff, ROCalazans, Rosylene Pinto, Tula Kirst, Adriana Milano, Cida Silva, Dayana Trindade, Rodolfo Carli, Amaury Santos, Mari Gemma De La Cruz, Arachely Tristão, Ferraz Ronei, Ruth Albernaz, Bia Corrêa, Nancy Ribeiro e Maria Lúcia Futuro. Curadoria de Ferraz Ronei.





