Maluf defende capacitação para melhorar indicadores da saúde

Picture of Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Maluf defende capacitação para melhorar indicadores da saúde

O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) defendeu, nesta terça-feira (06), que a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso tenha como foco a capacitação dos agentes que atuam nas unidades básicas de saúde do estado.

A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, na qual esteve presente a diretora da instituição, Carmen Machado.

“As unidades básicas são o princípio de todo o sistema de saúde e os agentes precisam ser capacitados para não só prestar o primeiro atendimento aos cidadãos, como também orientá-los. Essa é uma forma de melhorarmos os indicadores de saúde do estado”, afirmou o deputado, que é vice-presidente da Comissão.

Guilherme Maluf propôs ainda que a Escola de Saúde Pública atue junto aos municípios com o objetivo de melhorar a gestão dos recursos públicos na área da saúde, e que também ofereça capacitação aos profissionais que trabalham nas escolas públicas do estado.

Cirurgias cardíacas

A realização de serviços de alta complexidade em cardiologia no Hospital São Benedito também foi tema de reunião da Comissão de Saúde. Na oportunidade, o deputado Guilherme Maluf comemorou o avanço na resolução dos problemas que impedem a implantação dos serviços e apresentou requerimento solicitando a entrega de moção de congratulação, em nome da Comissão, ao procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, pelo empenho em solucionar o impasse.

“Há uma fila enorme de pessoas aguardando para fazer cirurgias cardíacas e o procurador-geral teve a sensibilidade de promover essa reunião com o objetivo de resolver o problema e fazer com que essas cirurgias possam ser realizadas no Hospital São Benedito. Trata-se de um avanço muito importante”, frisou.

O assunto foi debatido nesta terça-feira (06) por integrantes do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Município de Cuiabá e diretores do Hospital. Segundo informações do MPE, os serviços foram licitados há um ano, a estrutura já está pronta para a oferta do atendimento, mas a efetivação do contrato ainda não ocorreu.

Caravana da Transformação

Outro requerimento apresentado por Maluf e aprovado pela comissão solicita o envio, pelo Governo do Estado, de informações referentes ao número de cirurgias oftalmológicas e demais atendimentos em saúde realizados durante a Caravana da Transformação. “Esse programa tem beneficiado muitas pessoas e precisamos dar publicidade à quantidade de atendimentos já realizados”, justificou.

+ Acessados

Veja Também