Roteiro de viagem curta para Lisboa

Roteiro de viagem curta para Lisboa

Roteiro de viagem curta para Lisboa

Compartilhe:

Nós brasileiros temos uma relação bastante próxima com os portugueses. Obviamente, isso acontece porque fomos colonizados por eles e recebemos, por muitos séculos, a influência de sua língua, sua cultura e culinária.

Essa proximidade faz de Portugal um dos principais destinos dos brasileiros que querem conhecer um país estrangeiro, mas sem passar muitos perrengues quanto à língua e à comida, por exemplo.

Vai visitar Lisboa, mas em uma viagem de poucos dias? Nós preparamos um pequeno roteiro do que é imperdível de conhecer na capital lusitana.

1. Praça do Comércio

A Praça do Comércio serviu de residência para o rei Manuel I lá nos idos de 1500. Em 1755, Lisboa foi atingida por um forte terremoto que destruiu a residência real. A região só foi reconstruída anos depois por Marquês de Pombal.

Ao chegar na praça que, por sinal, é uma das maiores da Europa, o turista vai avistar o Rio Tejo, um dos mais importantes de Portugal. “Pelo Tejo vai-se ao Mundo”, disse certa vez, Fernando Pessoa.

Arco do Triunfo da Rua Augusta é cartão postal

Depois de apreciar a linda vista para o rio português, você pode apreciar toda a arquitetura do entorno da praça. Um dos cartões postais que você vai encontrar é o Arco do Triunfo, cuja construção é de 1875.

É interessante notar que a deusa Glória coroa de um lado, o Gênio, e, de outro, o Valor. Na escultura também são homenageados Vasco da Gama, Marquês de Pombal, Viriato e Nuno Álvares Pereira.

2. Bondinho 28

Não, o Bondinho 28 não é um bairro ou uma região de Lisboa. O bondinho é mesmo um meio de transporte através do qual o turista pode conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade de um modo que lembra os tempos passados. É válido lembrar que a maioria dos bondes é da década de 1930.

Para pegá-lo, é necessário ir até à Praça Martim Moniz, que fica próximo à Rua Augusta (do Arco do Triunfo). Também é possível embarcar de Campo Ourique. O percurso leva a importantes pontos turísticos da cidade. Em Estrela, por exemplo, duas atrações são a Basílica e o Jardim da Estrela.

Já no Bairro Alto, fica o Largo – ou Praça – Luís de Camões. O monumento central da praça é em homenagem a Camões, um dos mais importantes poetas de Portugal. Inaugurada em 1867, a imagem de Camões fica rodeada de outras personalidades da literatura lusitana.

3. Bairro de Belém

Outro bairro tradicionalíssimo de Lisboa, Belém tem diversas atrações turísticas. Uma das mais famosas é a Torre de São Vicente, popularmente chamada de Torre de Belém.

Com quase cinco séculos de existência, a construção foi erguida a mando de João II para proteger o Rio Tejo de navios e embarcações que quisessem invadir a cidade. Na decoração da torre, há referências à conquista de territórios no Oriente.

É válido observar ainda que a estrutura é ornamentada com cruzes, imagens de santos e elementos náuticos. A imponente torre, com toda certeza, é um dos cartões postais não apenas de Lisboa, mas de Portugal.

Nessa região da Torre de Belém, também é possível conhecer o Padrão dos Descobridores, monumento em homenagem aos navegadores portugueses que deixaram o país para conquistar regiões além mar, como o próprio Brasil.

Outro ponto muito tradicional da cidade é o Mosteiro dos Jerónimos que foi construído para celebrar as conquistas de Vasco da Gama e dos outros navegadores. Considerada igreja-salão, esse conjunto arquitetônico é um dos mais expressivos do período conhecido como manuelino.

4. Sintra

Sintra é uma vila portuguesa que fica na região metropolitana de Lisboa. Para chegar até lá, para quem sai da capital, serão apenas 25 km de estrada. E a pequena viagem compensa cada segundo. Isso, porque a região é repleta de castelos e monumentos históricos.

É legal separar pelos menos 2 dias para conhecer Sintra, pois há muita coisa linda para visitar por lá. A Quinta da Regaleira, definitivamente, é uma parada obrigatória.

É ali que fica a torre invertida: ao invés de subir, a construção leva o turista para baixo, mais precisamente 27 metros para baixo.

Outra atração imperdível é o Castelo dos Mouros, construído pelos mouros no século X. Situada em uma das regiões mais altas de Sintra, mais precisamente a 450 metros de altura, o castelo foi cobiçado por diferentes povos e foi o motivo de diversas batalhas que aconteceram em solo lusitano.

Estes são apenas alguns pontos turísticos imperdíveis de Lisboa. Agora é ensaiar o fado e fazer as malas!

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também