Período de renegociação da dívida do Fies começa hoje (29)

Período de renegociação da dívida do Fies começa hoje (29)

Período de renegociação da dívida do Fies começa hoje (29)

Estudantes que estão em débito com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão a oportunidade de fazer a renegociação da dívida. Os inadimplentes com o programa, que firmaram contratos até o segundo semestre de 2017, podem a partir de hoje, 29 de abril, junto ao banco colocar as parcelas em dia. Atualmente, o programa soma mais de R$ 10 bilhões em dívidas.

Essa ação foi autorizada pelo Comitê Gestor do Fies (CG-Fies). Esta é a primeira vez que os beneficiários podem renegociar com o banco. Antes, o não pagamento de alguma parcela do financiamento só poderia ser quitado à vista.

Podem solicitar a renegociação quem estiver com atraso mínimo de 90 dias da fase de amortização. São duas as formas de pagamento por reescalonamento ou novo parcelamento. Mas, o estudante terá de pagar uma parcela de entrada, em espécie, correspondente a 10% do valor consolidado da dívida em atraso ou no valor de R$ 1 mil, o que for maior.

Financiamento estudantil para graduação

O Fies é um financiamento estudantil ofertado pelo governo federal que permite uma espécie de empréstimo. Os estudantes contemplados com o benefício podem cursar a graduação sem se preocupar com as mensalidades, que devem ser pagas somente após a conclusão do curso.

Para participar do processo seletivo do Fies é preciso ter feito alguma edição a partir de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obter uma média igual ou superior a 450 pontos na soma das provas objetivas e nota superior à zero na redação. Além disso, a renda familiar per capita mensal não pode ser mais que três salários mínimos para modalidade Fies e nem maior que cinco para modalidade do P-Fies.

+ Acessados

Veja Também