Uma operação foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27) contra um empresário, por obtenção irregular de crédito rural. De acordo com a PF, foram R$ 41,4 milhões obtidos por cerca de 29 pessoas, ligadas ao empresário. Participam da operação aproximadamente 100 policiais para cumprimento das medidas.
Foram expedidos quatro mandados de prisão temporária e 25 de busca e apreensão em três estados: em Mato Grosso nas cidades de Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Rosário Oeste, nas cidades catarinenses de Abelardo Luz, Xaxim, Xanxerê, e também nos municípios paranaenses Palmas, Clevelândia e Pato Branco.
Segundo investigações, o empresário usava a família e os funcionários para conseguiu os créditos nos bancos, entre 2011 e 2016. Em alguns casos, as pessoas não possuíam qualquer vínculo com a atividade agrícola, como motoristas. Por isso, eram falsificados documentos.
Ainda segundo a investigação, um funcionário de uma instituição financeira chegou a se tornar sócio do empresário para facilitar o processo com cadastros fraudulentos. Os valores individuais de crédito chegavam a R$ 500 mil.
A mulher do empresário também era titular de um cartório, e teria facilitado procurações.





