FAO prevê produção recorde de cereais no mundo em 2017

Redação PH

Redação PH

fao prevê produção recorde de cereais no mundo em 2017

FAO prevê produção recorde de cereais no mundo em 2017

A produção mundial de cereais pode atingir o recorde de 2,61 bilhões de toneladas em 2017, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O estudo Perspetivas de Safras e Situação Alimentar, lançado hoje (21) em Roma, prevê que a situação global do abastecimento alimentar melhore com as boas colheitas na América Latina e a recuperação das condições agrícolas na região da África Austral. A informação é da ONU News.

Este ano, o Brasil pode impulsionar os grandes ganhos na produção global, ao lado da vizinha Argentina. O país também vem citado no relatório pela sua influência no aumento da produção do milho e da cevada, tal como a Rússia.

A colheita total de cereais no Brasil deve chegar a 120 milhões de toneladas em 2017, cerca de 44% a mais do que no ano passado. Inclusive o aumento na produção brasileira de milho teve influência na baixa do preços do produto na América Latina no último trimestre.

A FAO prevê ainda que a produção global de arroz chegue ao máximo histórico de 503 milhões de toneladas este ano, um aumento de 0,5% em relação à estimativa revista em 2016. Na África, a produção total de cereais poderá crescer mais de 10%, após um aumento das safras de milho no sul do comtinente e de trigo no norte.

Choques climáticos

Os furacões no Caribe e as inundações na África Ocidental podem prejudicar a produção local apesar das tendências positivas a nível global com a esperada produção recorde de cereais em diversos países. De acordo com a FAO, na África o problema se agravou com os choques climáticos.

Além dos eventos climáticos, a agência da ONU destaca que os atuais conflitos civis em vários países afetam os progressos para a redução da fome. A agricultura e a segurança alimentar estão seriamente comprometidos em regiões como República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Iraque, norte da Nigéria, Somália, Sudão do Sul, Síria e Iêmen.

+ Acessados

Veja Também