Seleção de Mato Grosso enfrentará Uruguai neste sábado na Arena Pantanal

Seleção de Mato Grosso enfrentará Uruguai neste sábado na Arena
Junior Martins

Seleção de Mato Grosso enfrentará Uruguai neste sábado na Arena Pantanal

A seleção mato-grossense de futebol americano confrontará a seleção uruguaia neste sábado (21.07), às 18h, em amistoso internacional válido pela 1ª edição do Mato Grosso Bowl, na Arena Governador José Fragelli, a Arena Pantanal, em Cuiabá.

Com shows de mascotes, cheerleaders Mayoruna, bateria Turuna, DJ (disk Jockey) e apresentação do grupo de siriri cuiabano, “Flor de Atalaia”.

A Federação Mato-grossense de Futebol Americano (FMTFA), entidade gestora do Mato Grosso Bowl e da seleção do estado, reuniu todos os melhores talentos mato-grossenses para formar a seleção.

Primeiro chamou 121 atletas para um Training Camp, uma espécie de peneira, nos dias 09 e 10 de junho, em Sorriso, e, dessa seletiva, convocou 58 jogadores para compor o plantel da seleção.

Dentre os convocados, todos com habilidades ímpares em suas posições dentro de campo, pelo menos quatro deles podem ser citados por terem um conjunto de competências e destrezas que os tornam únicos num confronto estratégico e violento como neste sábado, Igor Mota, Hátila Fogo, Andrei Vargas e Durval Queiroz Neto. Gigantes preparados para fazer proezas lendárias na Arena.

“A seleção mato-grossense de futebol americano foi criada no ano de 2009 para disputar o Torneio de Seleções Estaduais. Foi reunida novamente em 2010 para a 2ª edição do torneio e depois ficou inativa”.

“De lá para cá, depois de 2009 e 2010, não se formou mais a seleção adulta. Então nós retomamos o projeto e jogaremos neste sábado”, diz o presidente da FMTFA, Paulo Cesar Machado.

A seleção de MT é composta por jogadores dos seguintes times: Sorriso Hornets, Sinop Coyotes, Rondonópolis Hawks, Cuiabá Arsenal, Tangará FA, Lucas do Rio Verde Jaguars, Sinop Galaxy e Bravus Parecis.

Histórico seleções

Em 2009, a 1ª edição do Torneio de Seleções Estaduais ocorreu, de 18 a 20 de abril, no município de Sorocaba (SP).

Na ocasião, a Seleção do Estado de Mato Grosso fez três jogos e teve uma vitória e duas derrotas. Ganhou da Seleção do Estado da Paraíba e perdeu para as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em 2010, a 2ª edição do Torneio de Seleções Estaduais foi feita, de 02 a 04 de abril, na cidade de Curitiba (PR).

Na época, a Seleção de Mato Grosso fez três partidas e obteve três derrotas. Por conta da logística (1710 km entre Cuiabá-MT e Curitiba-PR), os mato-grossenses precisaram fazer os três confrontos, com média de três horas cada, em 24 horas. Ocasião que descobriram o sentido da palavra exaustão. Perderam para Paraná, Santa Catarina e de novo São Paulo.

Já a seleção uruguaia é mais antiga e tem maior histórico. Começaram em 2005 e fizeram o total de 16 confrontos (em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2014, 2016 e 2017).

Com oito vitórias e oito derrotas. E tendo como principais oponentes as seleções da Argentina, Chile e Brasil e também jogaram contra clubes de outros países. E a primeira partida de 2018 será em Cuiabá.

Comissão Técnica

A comissão técnica mato-grossense será formada por dez membros: O técnico principal será Ângelo Santos (presidente do Sorriso Hornets); Na defesa, William Fernando Teza (coordenador de defesa) e Eduardo Narvaes (auxiliar de defesa), Rafael Teodoro (auxiliar) e Wesley Santos (auxiliar); No ataque, Victor Cohen (coordenador de ataque) e André Renck (auxiliar de ataque), Michael Douglas Klitzke (auxiliar) e Giovanni Trevisan (auxiliar); Nos times especiais, Lucas Gabriel Schneider (coordenador de special teams).

A comissão técnica uruguaia é formada por seis integrantes: Gonçalo Techera (técnico principal), Martin Djambolakdjian (treinador de linha de ataque), Felipe Poggio (treinador de recebedores), Fernando Medeiros (coordenador de defesa), Pablo Dominguez (treinador de defensive backs) e Aldo Fierro (treinador de corredores e times especiais).

Serviço

Ingressos comercializados nas livrarias Janina, na Doctor Feet Goiabeiras e pelo site MT Ingressos (https://www.guicheweb.com.br/evento/8410, nos valores de R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira), no setor Leste Inferior da Arena Governador José Fragelli, a Arena Pantanal. Mato Grosso e Uruguai se encaram no sábado (21.07), com início da partida às 18h, mas os portões e as atrações terão início às 17h. E também serão vendidos ingressos, a partir das 15h30, na Arena.

+ Acessados

Veja Também