Comissão aprova relatório de Medeiros que obriga estádios instalar controle biométrico

Medeiros quer proibir “saidões” de presos em datas especiais

Comissão aprova relatório de Medeiros que obriga estádios instalar controle biométrico

Relatório do senador José Medeiros (Pode-MT) ao projeto (PLS 272/2018), obrigando aos estádios com capacidade superior à 10 mil pessoas instalar catracas com controle biométrico na entrada dos torcedores foi aprovado, nesta semana, na Comissão de Educação e Cultura (CE).

“Entendemos como positiva toda medida que contribua para combater a violência nos estádios. Trata-se de um avanço necessário para que o futebol continue sendo o espetáculo que sempre foi em nossa história. É, portanto, meritória e oportuna a proposição”, declarou.

José Medeiros apresentou emenda que obriga esse cadastramento biométrico também dos membros de torcida organizada abaixo dos 16 anos de idade. Atualmente, o registro já é previsto no Estatuto do Torcedor, mas sem a necessidade da biometria.

“A emenda que estamos propondo enriquece o conteúdo do projeto, uma vez que especifica a necessidade de o membro da torcida organizada ser cadastrado como tal, além do cumprimento de todas as outras obrigações estabelecidas no Estatuto de Defesa do Torcedor e demais normas pertinentes”, afirmou.

Inglaterra – O projeto altera o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/2003) para acrescentar ainda a necessidade de os torcedores estarem cadastrados no sistema para terem acesso aos jogos.

Atualmente, a lei prevê o monitoramento dos jogos apenas por câmeras. Todas as providências necessárias para o cumprimento do projeto serão estabelecidas em regulamento.

O autor do projeto, o senador Telmário Mota, se baseou na experiência bem-sucedida de instalação de câmeras em estádios da Inglaterra e de catracas com biometria no estado do Rio de Janeiro. Agora, o texto será analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Assista reportagem da TV Senado:

+ Acessados

Veja Também