Quem trabalha na frente de um computador sabe a importância de extensões de arquivo no dia a dia. Um formato adequado facilita tarefas e torna tudo muito mais ágil, algo essencial num mercado que não para em nenhum momento. Dentre esses formatos, um dos mais interessantes é o famoso PDF.
O PDF é um tipo de arquivo multimídia que inclui majoritariamente texto, mas também pode conter imagens, hiperlinks e todo tipo de formatação. Trata-se de uma extensão altamente compatível e que entrega flexibilidade sem comparação, seja nos espaços profissionais ou para fins de entretenimento.
A fim de exemplificar melhor o porquê de o PDF ser um formato tão popular em diversos contextos, nós fizemos uma lista com 6 dentre os principais motivos que mostram como é vantajoso trabalhar com documentos assim. Se você não está habituado, com certeza irá agregar algo novo ao seu arsenal.
Qual a opção mais indicada de conversor de PDF em Word?
Antes de explorarmos os motivos pelos quais é vantajoso trabalhar com documentos em PDF, é indispensável conhecer as ferramentas que facilitam o trato com esses arquivos. Aqui nós estamos falando dos editores de PDF, os quais cumprem os mais variados propósitos envolvendo a extensão.
O Smallpdf é uma opção muito indicada de conversor de PDF, se tratando de um serviço 100% online e gratuito, que pode ser acessado de um navegador de internet. Há tarefas pagas num modelo “Pro”, mas todas as principais necessidades dos usuários podem ser perfeitamente executadas sem pagar.
Por se tratar de um serviço online, o Smallpdf não traz problemas de compatibilidade com sistemas operacionais, funcionando tanto com o Windows quanto com o macOS e Linux. Isso significa que você precisa de acesso à internet para utilizar as ferramentas do Smallpdf, mas que não precisa instalá-lo.

A interface do Smallpdf é simples e direta: quando se acessa a página inicial do serviço, todas as opções aparecem já na barra superior, com destaque. Mesmo quem não entende de editores de PDF é capaz de executar tarefas, seja converter, comprimir, extrair, deletar, girar e outras funcionalidades no site.
6 vantagens de trabalhar com documentos em PDF
Explicado sobre o Smallpdf, vamos às vantagens! Todas as 6 envolvem os editores de PDF de uma forma ou de outra, o que significa que ele será um grande aliado. Mais do que isso, se trata de saídas interessantes para quem deseja ter um cotidiano mais ágil sem perder a qualidade do que já produz.
1 – Pode ser convertido para variados formatos
O ato de converter PDF em Word e em outros formatos é uma das inúmeras possibilidades do modelo e uma das que o eleva como extensão. Para isso é necessário recorrer a editores de PDF, mas recursos dessa natureza existem online gratuitamente, o que significa que transformar um PDF não é custoso.
E o inverso também é verdade: é perfeitamente possível converter um arquivo do Word para PDF. Não somente o Word, mas também imagens, planilhas do Excel, apresentações de Powerpoint e mais. Basicamente, trata-se de um formato em que não há perda de qualidade ao modificar a sua extensão.

2 – Ocupa menos espaço sem perda de qualidade
O Microsoft Word permite que os usuários insiram imagens e modifiquem a formatação do arquivo como preferirem, mas o resultado geralmente é um documento pesado, em que cada foto utilizada é salva em seu tamanho original. Ao enviar e receber os docs, os arquivos chegam a centenas de megas.
O PDF, por outro lado, é um formato muito mais sucinto, ocupando uma fração do espaço do Word sem que exista uma perda de qualidade considerável. As imagens anexadas são convertidas apenas ao tamanho em que são exibidas, reduzindo ainda mais o total e possibilitando downloads mais ágeis.
3 – Consegue ser aberto em qualquer dispositivo
Logo na introdução nós mencionamos a alta compatibilidade do PDF como um dos seus pontos positivos, então vale a pena explorar essa vantagem. Basicamente, qualquer dispositivo smart é capaz de abrir um PDF, seja um smartphone, um computador de mesa, um laptop, tablet e todos os outros.
Sistemas operacionais também não são um empecilho: seja você um usuário do Windows ou alguém que utiliza MacOS, o PDF é aberto da mesma forma! Por consequência, ele é a extensão ideal para compartilhar documentos, já que há a certeza de que a pessoa que o está recebendo poderá abri-lo.
4 – Não elimina a possibilidade de fazer edições
É muito comum ouvir que uma das vantagens do Word em comparação com o PDF é a chance de editar os documentos. A verdade é que essa comparação não procede! O PDF é sim perfeitamente possível de ser editado, a única diferença é que ele pede o auxílio de ferramentas externas para isso.
No primeiro item nós mencionamos a conversão de PDF, o que é um recurso dos editores de PDF. Ou seja: caso precise, basta recorrer a uma dessas ferramentas e você conseguirá editar o PDF sem que precise convertê-lo. Considerando outros “prós”, essa é uma alternativa que vale muitíssimo a pena.
5 – Independe de versões de programa para leitura
Quando abrimos um arquivo do Word, há sempre a possibilidade de que a formatação cuidadosa que fizemos tenha ido pro espaço, dependendo da versão do programa que o usuário tem no PC. Um documento feito no Word mais novo provavelmente será aberto incorretamente no Word antigo.
O PDF, por outro lado, independe de versões de software, já que o documento pode ser aberto em qualquer navegador de internet, seja nos dispositivos móveis ou nos desktops e laptops. Por se tratar de uma extensão distinta, a formatação permanece mesmo que esteja num computador antigo.
6 – Tem caráter profissional quando protegido
A proteção das informações de um documento é um elemento nem sempre discutido, mas um que vale a pena considerar. Todo arquivo pode ter algum tipo de proteção, dependendo das ferramentas que utiliza, mas o PDF é um em que a proteção não depende de recursos externos para ser mantida.
É necessário utilizar um editor de PDF para proteger o documento, mas o usuário que o recebe não precisa da mesma ferramenta para abri-lo, apenas da senha do arquivo. Isso garante que os dados sensíveis de trabalho ou informações pessoais possam ser compartilhadas sem risco para os usuários.
Como converter PDF em Word com o Smallpdf?
Para finalizar esse texto, vamos ensinar como você pode converter um PDF em Word utilizando o Smallpdf, o serviço que abordamos lá no começo do texto. Os primeiros passos são simples: tenha o documento que deseja converter em mãos e acesse o site do serviço a partir de um navegador no PC.
A opção de conversão será a primeira listada na barra superior do site, então não tem como perdê-la. Ao clicar na ferramenta, uma nova página será carregada, pedindo que envie o documento para a conversão. Clique no botão indicado ou simplesmente arraste o arquivo da pasta para o navegador.
O Smallpdf então irá carregar o arquivo, o que pode levar mais ou menos tempo, dependendo do quão veloz é a sua internet e de qual é o tamanho do arquivo. Na sequência, você deverá escolher a opção de conversão (nesse caso, o Word) e por fim clicar no botão “converter”. O processo inicia na hora!
Assim como o carregamento, a conversão depende da velocidade da internet e do tamanho do seu arquivo. Ao fim, você precisa apenas clicar no botão azul que aparece numa coluna do lado direito da janela e o arquivo (agora em “.docx”, a extensão do Word) será baixado na máquina. Simples assim!





