Imagine a seguinte cena: é terça-feira à tarde e um senhor de 70 anos entra em uma loja. Ele está procurando peças de moto para a sua motocicleta. Você consegue imaginar essa situação com naturalidade? Ou lhe causa estranhamento pensar em uma pessoa dessa idade andando de moto por aí?
O etarismo é um termo usado para se referir ao preconceito contra um determinado grupo de pessoas em razão da sua idade. Ele pode afetar qualquer indivíduo, mas é mais comum com pessoas idosas.
Com o avanço da expectativa de vida, a visão sobre a terceira idade tem mudado muito. Por isso, é interessante criar uma rotina e buscar atividades que ajudem a combater o etarismo.
1. Procure hobbies
Se você está na terceira idade ou tem um familiar que passou dos 65 anos, vale a pena buscar opções de atividades para garantir uma rotina ativa e saudável.
Começamos o artigo falando sobre andar de moto. Esse é um exemplo bastante conhecido de uma prática que está associada a um “prazo de validade”. Afinal, parece estranho imaginar um indivíduo de setenta anos andando em sua motocicleta.
No entanto, não havendo restrições de saúde, esta pode — e deve — ser uma atividade realizada, principalmente se a pessoa tiver paixão por motos.
Assim, a primeira dica para quem está na terceira idade e quer driblar o etarismo é: tenha um hobbie! Escolha algo que você se interesse e que sempre gostou de fazer. A idade não precisa ser uma limitação para fazer aquilo que você gosta.
2. Participe de grupos
Uma queixa recorrente entre pessoas com mais idade é o afastamento da família. Os filhos geralmente trabalham durante toda a semana e os netos têm atividades escolares e extracurriculares que tomam tempo.
Com isso, os idosos podem passar muito tempo sozinhos, especialmente nos dias úteis. Por isso, a dica é: participe de grupos!
Você poderá encontrar grupos específicos de terceira idade na sua cidade, geralmente organizados pelas instituições de Assistência Social da Prefeitura. Além disso, pode ser interessante se tornar membro de um grupo de auxílio a necessitados ou realizar alguma atividade social.
Existem muitas demandas que podem ser preenchidas por pessoas da terceira idade e que podem ser preenchidas por você!
3. Faça atividades novas
Já pensou começar a fazer algo que você nunca fez? Provavelmente esse é o melhor momento para se matricular em um curso de idiomas e aprender uma nova língua! Ou, ainda, realizar o sonho de aprender confeitaria.
Aprender atividades novas ajuda na manutenção da saúde cerebral, promovendo bem-estar físico e emocional. Comece a fazer algo que você nunca fez e surpreenda-se com os resultados.
4. Viaje e conheça novos destinos
Para quem gosta de conhecer lugares novos, vale a pena incluir na sua rotina a realização de viagens. É bacana fazer viagens em grupos e escolher destinos e roteiros adaptados aos seus interesses e necessidades.
5. Leia mais
A leitura é uma prática que ajuda no desenvolvimento e manutenção das habilidades cognitivas, além de favorecer a saúde mental e contribuir para o desenvolvimento da nossa visão sobre o mundo.
Se você gosta de ler ou tem interesse em ler mais, mas faltam estímulos, uma boa alternativa é buscar clubes de leitura. Na internet é possível encontrar várias opções de clubes que podem servir como um meio de conhecer pessoas novas e ainda conversar sobre livros.
6. Pratique um esporte
Por fim, a prática de esportes é indispensável em qualquer idade — inclusive na terceira. Insira na sua rotina a prática de exercícios físicos. Escolha um exercício que lhe dê prazer e que seja adequado às suas condições físicas.
Antes de começar uma atividade, é recomendado buscar orientação médica a fim de avaliar a sua saúde. Além disso, busque os serviços de um educador físico, ele poderá orientar e montar um treino que esteja alinhado com os seus objetivos pessoais.





