5 maneiras de evitar alergias desde a infância

5 maneiras de evitar alergias desde a infância

Seja uma alergia controlada ou excessiva, quando ataca ao corpo, torna-se um pesadelo na vida de quem precisa trabalhar e cuidar da família. Existem, no entanto, algumas formas de entendê-la melhor e também evitá-la. Vamos conhecer? 

De repente começa a coriza, surgem os espirros que são inúmeros e quem sofre com tais sensações, logo pensar tratar-se de um resfriado. Só que não se trata de um resfriado, mas sim de uma alergia por conta de algum alérgeno que desconhecemos.

Desde pequenos, nosso organismo rechaça algum tipo de substância química, seja nos alimentos ou ao nosso redor. Não falamos apenas de poeira ou sujeira. Até mesmo frutas e verduras frescas do hortifruti podem desencadear uma alergia!

O que é a alergia, afinal?

Trata-se de uma resposta do organismo contra qualquer tipo de substância, vírus ou bactéria que ataque ao nosso sistema imunológico pelas vias respiratória, oral ou por ingestão (bebidas e alimentos).

Tais substâncias são chamadas de “alérgenos”. Alguns alérgenos bem conhecidos são os ácaros (presentes na poeira), alguns tipos de plantas, os fungos, picadas de inseto, alguns medicamentos, nozes, alimentos, pelos de animais, alguns tipos de metais, como a prata, e o pólen das flores.

Existem também alergias mais peculiares, como por exemplo o suor e que é conhecida como “alergia ao calor”. Quem sofre com essa alergia fica com as regiões do corpo que suam totalmente avermelhadas. Pescoço, axilas, barriga, virilha, são as regiões mais atacadas. 

Os sintomas são sempre muito variados conforme o tipo de alergia que se sente, que pode ser proveniente de várias substâncias. Por isso, geralmente não se descarta um exame nutricional para identificar possíveis alergias aos alimentos.

Nestes casos, a alergia alimentar pode provocar ainda vômitos, diarreia, náuseas, formigamentos no lábios e erupções cutâneas. 

Como evitar as alergias desde a infância?

Higienize bem as mãos e o rosto: Como a todo momento estamos em contato com as substâncias que provocam as alergias, é importante manter a higienização constante das mãos e do rosto, para evitar que levemos tais elementos à boca ou nariz. Higienizar o rosto também evita o contato com alérgenos.

Troque de roupa ao chegar em casa: Para evitar contatos com pólen, pelos de animais, mofo, poeira, visto que tais elementos grudam nas roupas e calçados, é importante trocar de roupa assim que chegar em casa.  

Banho antes de dormir: Tomar um banho antes de deitar previne que alérgenos presos aos cabelos e à pele passem para a cama.

Mantenha a casa limpa: Poeira não pode existir de jeito nenhum. Pelo menos uma limpeza constante a cada dois dias deve ser feita, para evitar que a poeira se acumule. Para evitar que essa poeira impregne o ambiente, é importante utilizar  uma esponja úmida ou um esfregão, além de máscaras e luvas para proceder com a limpeza.  

Limpeza com água quente: Para se livrar de vez dos alérgenos presentes em roupas de uso diário, além das roupas de cama, recomenda-se a lavagem dessas peças em água bem quente, com pelo menos 54ºC de temperatura. Claro, seguindo as orientações da fabricante para que ao lavar as roupas de cama, as mesmas não acabem estragando.

Frequente um nutricionista: Na dúvida sobre o alérgeno e com relação a alguns alimentos, faça o exame com o profissional de nutrição que poderá indicar se a alergia alimentar realmente procede e se tem algum alimento ou grupo de alimentos que a desencadeia.  

Mantenha um bom antialérgico por perto: Apesar de todos estes cuidados, em se tratando de micro organismos, nunca sabemos quando algum deles poderá furar todo o nosso bloqueio. Não é possível manter o controle de 100% tudo, sempre.

Nestas horas, é bom contar com o auxílio de um bom antialérgico para colocar um fim nas sensações mais terríveis. 

Assim, pode-se viver melhor.

+ Acessados

Veja Também