49ª Exposul | Inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva da carne são discutidos no Conecta Meat

Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Estudantes, pesquisadores e produtores fizeram conexões visando o desenvolvimento do setor pecuarista. Foto: Assessoria Sebrae/MT

49ª Exposul | Inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva da carne são discutidos no Conecta Meat

“Pequenos, médios e grandes produtores precisam estar atentos à sustentabilidade”. Foi com essa lição da PhD em Avicultura, doutora em Zootecnia e especialista em Bem-estar animal, Ianê Correia, que a primeira edição do Conecta Meat começou em Rondonópolis.

Mato Grosso é o maior exportador de carne bovina do país e com o objetivo de apresentar soluções de inovação e desenvolvimento para esse setor, o Conecta Meat reuniu especialistas, produtores, pesquisadores e instituições para discutir sobre a cadeia produtiva da carne na 49ª Exposul.

Ianê Correia, uma das palestrantes do evento, explica que existe uma preocupação para que a comunicação das ações de sustentabilidade aconteça. “Com a sustentabilidade aplicada e comunicada com transparência, é possível alcançar melhores posicionamentos no mercado e melhor visibilidade”, afirma.

Para a especialista, a sustentabilidade se torna muito mais fácil de ser aplicada em qualquer tipo de negócio se os processos forem feitos de maneira planejada, organizada e focada na eficiência.

“Investir e estar preocupado em sustentabilidade vai garantir que o negócio seja mais viável economicamente, porque o foco é justamente na produtividade. É aquilo que torna o trabalho mais eficiente, com menos recursos. Fazer o básico bem feito já é sustentabilidade também. E todo o setor está aqui para apoiar esses produtores por meio do uso de tecnologias”, ressalta.

O Conecta Meat foi realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Sustentáveis (Igeos), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além da Exposul e da Agoro Carbon Alliance e reuniu mais de 300 pessoas no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis – MT.

Para o idealizador do Conecta Meat, Angelo Polizel, a cadeia da carne bovina é muito ampla e promover conhecimento e conexões em todos os setores foi um dos objetivos alcançados durante o Conecta Meat. “São vários elos e desafios entre produtores, indústria e varejo, disponíveis em um único encontro, então aqui foi possível trazer oportunidades e solução para que exista uma produção mais eficiente e mais sustentável. Consequentemente uma economia mais fortalecida com a geração de empregos” explica.

Polizel também reforça a importância da parceria entre todas as instituições organizadoras do evento para o desenvolvimento dos negócios da região.

“A cadeia produtiva da carne é muito rica e gera muitos recursos para o país, então aqui também é possível viabilizar que pequenos negócios sejam mais eficientes. O Sebrae/MT fazer parte do Conecta Meat faz total diferença porque aqui a gente incentiva e apoia os pequenos, médios e grandes negócios, conectando todo mundo e evoluindo juntos”, ressalta.

A Analista de Negócios do Sebrae/MT, Débora Mendes, explica que a atuação da instituição é focada em promover diariamente conexões entre pessoas, parcerias, novos negócios e iniciativas. E o Conecta Meat vai ao encontro da missão do Sebrae/MT.

“É muito importante um evento como este para a região Sul. O Sebrae/MT apoia há anos o ecossistema de inovação e na cadeia do agronegócio não é diferente. Quando a gente trabalha essas conexões, a gente beneficia tanto as grandes empresas quanto os pequenos negócios”, afirma.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Startup trabalha com inteligência artificial para a pecuária em Mato Grosso. Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT

Ronnie Borges é fundador da Thot.IA, uma startup de desenvolvimento de software para a saúde. Ele apresentou um pouco deste trabalho desenvolvido durante o evento. A startup criada há 5 anos em Alto Araguaia trabalha com um sistema de inteligência artificial que identifica características de animais improdutivos por meio da termografia, fazendo com que melhores resultados em relação à qualidade dos animais sejam obtidos de forma mais rápida.

“Apresentar esse nosso trabalho e ouvir outros exemplos de ideias e soluções inovadoras nos ajuda muito além da área profissional. A gente consegue ver exemplos, ter ideias, fazer conexões e principalmente ter inspiração para novos trabalho”, comenta.

+ Acessados

Veja Também