Zeca Viana pede vista ao projeto do Detran para ter transparência na arrecadação de taxas

Redação PH

Redação PH

taques cancela agenda em rondonópolis

Zeca Viana pede vista ao projeto do Detran para ter transparência na arrecadação de taxas

O deputado Zeca Viana (PDT-MT) pediu vista à mensagem 91 do governo do Estado na noite de terça-feira (1º/3), cuja tramitação é na forma do Projeto de Lei 775/2015 na Assembleia Legislativa. A iniciativa do deputado é para que a proposta do governo tenha transparência quanto à arrecadação de taxas.

A lei apresentada pelo governo cria 3 taxas relacionadas à vistoria no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Para o deputado, há detalhes “obscuros e não explicados” da mensagem 91 (PL 775/2015) que não permitem clareza. Um dos pontos polêmicos do projeto diz respeito à brecha para as empresas escolhidas não serem licitadas.

“O projeto está muito vulnerável, aberto nos detalhes. Vamos fazer mudanças e ajustes no projeto para que a empresa que ganhar não burle o Estado e nem abuse do contribuinte mato-grossense”, justifica o deputado. Nesta quarta-feira, o parlamentar está reunido com sua assessoria jurídica para tratar do projeto.

“Pedi vista porque o governo não determinou o máximo que a empresa pode cobrar do contribuinte. Vou apresentar substitutivo e colocar limite baseado na Unidade Padrão Fiscal (UPF). O governador é legalista, então empresas têm que ser licitadas para respeitar o contribuinte”, argumenta Zeca Viana.

“Eu estou fazendo meu papel de parlamentar, de fiscalizar. Às vezes as pessoas falam que é só oposição. Mas não é, queremos melhorar a proposta do governo e ter uma lei adequada para o cidadão que paga impostos”, completa.

De acordo com Zeca Viana, esse controle por parte dos deputados sobre o governo Pedro Taques (PSDB) é legal, e uma forma de o projeto “ter mais consistência”. “Não sabemos quantas vistorias a empresa vai fazer. O projeto revoga a lei 9.889, de 2013, que altera a lei 9.636, de 2011”.

O parlamentar pedetista diz “não entender porque o governo tem pressa na tramitação da proposta e pediu urgência urgentíssima”. Na semana passada, Zeca Viana relatou da tribuna informações destinadas por pessoas a ele que haveria direcionamento para eventuais empresas que ganhariam seleção a ser feito futuramente pelo governo.

O projeto tramita desde meados de dezembro na Assembleia Legislativa e já tem proposta de substitutivo integral. Ele já havia sido votado na semana passada em primeira apreciação pelo plenário.

+ Acessados

Veja Também