Socioeducativo de Cáceres constrói Projeto Político Pedagógico

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Socioeducativo de Cáceres constrói Projeto Político Pedagógico

Servidores do Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres (a 202 km de Cuiabá), auxiliados por profissionais da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), estão construindo o Projeto Político Pedagógico (PPP), documento técnico que tem a finalidade de subsidiar as ações pertinentes ao cotidiano da unidade. “O PPP do Centro de Atendimento Socioeducativo de Cáceres faz parte de uma política maior, que visa a qualidade da aplicação da legislação brasileira para a promoção, defesa e responsabilização de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas”, explica a gerente regional Simone Pereira de Almeida.

Todo o atendimento dos adolescentes em conflito com a lei é pautado no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que apresenta um conjunto de princípios, regras e critérios, de caráter jurídico, político e pedagógico. Ele reafirma a diretriz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a natureza pedagógica da medida socioeducativa, que deve ser assim tratada desde o processo de apuração do ato infracional até a execução da medida socioeducativa.

Nesse sentido, a elaboração dos PPPs é um passo importante na adequação e aperfeiçoamento contínuo da política e dos programas socioeducativos de Mato Grosso na busca de melhores resultados.

O Sinase também aponta a necessidade de aplicar, preferencialmente, medidas em meio aberto, como prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida, ao invés das medidas de semiliberdade e internação. Com isso, pretende minimizar as sequelas da restrição de liberdade aos adolescentes, buscando novos horizontes e possibilidades de desenvolvimento.

Em Mato Grosso, a recente expansão de programas em meio aberto exige um planejamento metodológico ainda mais estruturado. “Com o PPP, definiremos projetos e planos que se concretizem em procedimentos e metodologias mais adequadas para os profissionais da área mergulhados na dupla tarefa de planejar, projetar e, ao mesmo tempo, responder as demandas emergentes do cotidiano e sua complexidade”, conclui a gerente.

A metodologia aplicada no processo de elaboração do PPP privilegia a reflexão coletiva sobre a gestão da política socioeducativa de maneira geral, e considera também as especificidades do contexto de Mato Grosso. Além disso, as interfaces com os sistemas do Judiciário, Legislativo, Executivo, conselhos, rede de proteção social, adolescentes e seus familiares, comunidades, sociedade e, em especial, sobre as práticas cotidianas dos programas de atendimento em unidades de internação são eixos importantes nas discussões.

+ Acessados

Veja Também