Sindicatos Rurais da Regional de Querência e os planos para 2018

Redação PH

Redação PH

governo libera r$ 12,5 bilhões para financiar safra agrícola de 2018 e 2019

Sindicatos Rurais da Regional de Querência e os planos para 2018

Os municípios que fazem parte da Regional de Querência, como Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira, planejam ações para atrair novos associados aos Sindicatos Rurais e evento para 2018.

Entre os dias 26 e 27 de janeiro, o Sindicato Rural de Querência fará, em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e a Empresa Rural Técnica, o 1º Workshop do Vale do Araguaia. O tema do encontro será “Desafios e Estratégias para o Desenvolvimento da Agricultura”.

O evento será no CTG Pousada do Sul e terá palestras com o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Daniel Latorraca, o presidente do Sindicato Rural de Campos de Julho e da Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta), Glauber Silveira, e o consultor Sim Consult/CentroGrãos João Augusto Birkhan. A programação inclui um Dia de Campo na estação Rural Técnica no dia 27.

Dando continuidade aos trabalhos já desenvolvidos, o sindicato de Querência manterá o encontro que é feito toda quarta-feira com os produtores e associados.

Conhecido como “Café da Manhã com o Produtor”, o objetivo dos encontros semanais é apreciar as iguarias da culinária regional e promover um bate-papo com os participantes. Além disso, estimula a aproximação das esposas dos produtores. Em março, elas organizam o “Café da Manhã das Mulheres”. “Nosso objetivo é ampliar a interação com os produtores e atrair novos associados. Atualmente temos 120 ativos”, conta o presidente da entidade Osmar Frizzo.

Em Gaúcha do Norte, o sindicato desenvolveum projeto, elaborado em conjunto com os delegados do núcleo da Aprosoja, para apoiar os produtores rurais na construção de depósitos de embalagens de defensivos agrícolas e na adequação desses estabelecimentos conforme a legislação vigente.

Por meio do programa Soja Plus, o sindicato oferece acompanhamento profissional na área de Engenheira Ambiental e Segurança do Trabalho, fornecendo laudos e assessoria gratuita na elaboração de modelos de depósitos conforme o tamanho da área.

No município de Canarana, o presidente do sindicato Arlindo Cancian informou que nos dias 18 e 19 de janeiro haverá a 4ª edição do Dia de Negócios e Tecnologia (Dinetec). O evento acontece anualmente e trata de vários temas ligados a tecnologia e novas variedades de sementes. Além disso, terá mais de 150 empresas expositoras.

Segundo o presidente, o sindicato conta atualmente com 381 associados ativos e o Dinetec está entre um dos eventos que a entidade apoia com o objetivo de agregar e buscar mais associados. Nos planos para o ano, também serão mantidas as reuniões semanais, sempre às segundas-feiras, para os produtores rurais do município. Os encontros servem para discutir assuntos de interesse da classe e da comunidade.

“Fundamos até um grupo de compra e venda coletiva de produtos agropecuários para dar publicidade e facilitar o acesso de empresas e produtores nas negociações diretas de insumos e produtos agropecuários em geral”, explica Cancian.

No ano passado, o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Cascalheira, Eduardo Correia, e a atual diretoria apostaram na construção de um curral e pista para a realização de leilões – uma novidade que vem dando certo, segundo o dirigente.

“Inauguramos em dezembro a nova estrutura e já realizamos dois leilões com quase mil animais vendidos. Apostamos no leilão, porque sabemos do grande potencial de nossa cidade. O leilão tem sido uma grande forma de trazer o produtor rural para dentro do sindicato, tanto para comercializar seus animais quanto para comprar também”, conta Correia. O próximo leilão está previsto para o dia 7 de fevereiro.

O Sindicato de Ribeirão Cascalheira possui 50 associados, mas com estas ações o presidente acredita que em 2018 conseguirá novos filiados.

+ Acessados

Veja Também