Primeira diretora global da Toyota renuncia após ser presa no Japão

Redação PH

Redação PH

primeira diretora global da toyota renuncia após ser presa no japão

Primeira diretora global da Toyota renuncia após ser presa no Japão

A Toyota confirmou nesta quarta-feira (1) a renúncia da norte-americana Julie Hamp, do cargo de gerente e diretora global de comunicação, segundo informações da agência Reuters. Ela foi presa em 18 de junho no Japão por entrar no país com um remédio de venda controlada.
Julie foi a primeira mulher a ter um cargo de direção na sede da empresa japonesa, fato que foi anunciado em março deste ano, em uma tentativa de diminuir a diferença de gêneros no topo da hierarquia da Toyota, dominada por homens.
A executiva se mudou para o Japão em junho e foi presa no aeroporto quando entrava no país com oxicodona, um forte analgésico com venda controlada nos EUA e Japão. Ela segue detida e ainda deve ser indiciada – o prazo limite de sua detenção é 8 de julho.
Segundo as leis japonesas, entrar com o remédio no país exige aprovação prévia. Em nota, a Toyota afirmou, no momento de prisão, que ela não tinha intenção de infringir as regras.
Nesta quarta-feira, a empresa disse que aceitou a renúncia de Julie depois de "considerar a preocupação e a inconveniência que os fatos recentes causaram aos acionistas."
Julie Hamp tinha entrado para a Toyota Norte América em 2012 e mudado para Tóquio em junho. O executivo Shigeru Hayakawa vai exercer as funções de Julie até que um novo diretor seja anunciado.

+ Acessados

Veja Também