Plano de Marketing – Você sabe onde quer chegar?

Plano de Marketing – Você sabe onde quer chegar?

Para que seu negócio cresça é fundamental a definição do seu planejamento de marketing. Um bom plano de marketing ajuda você a identificar seus clientes e concorrentes; desenvolver uma estratégia para que seu negócio cresça e se conecte com a estratégia do seu negócio potencializando as probabilidades de alcançar seus objetivos.

1. Qual é a relação entre seu plano de marketing e o plano estratégico de sua empresa?

O plano estratégico descreve onde você quer chegar, seus objetivos finais, quando, onde, quanto custará e como chegar lá. Um plano de Marketing abrange muito mais que uma simples publicidade, alcançando maior retorno e melhores resultados.

É ele que fornece o ambiente em que seu plano de marketing deve florescer. Os dois Planos devem estar alinhados para que se obtenha os resultados esperados.

Seja qual for seu objetivo é importante entender que o plano de marketing deve contar com um orçamento próprio que deve estar claramente destinado em seu plano estratégico.

2. Descubra seus diferenciais

Seu plano de marketing deve ilustrar que você considerou cuidadosamente como produzir um produto ou fornecer um serviço inovador, único e comercializável. Defina seus diferenciais e trabalhe neles como potenciais a serem explorados para que seu negócio cresça. O marketing é a ferramenta para explorar esses potenciais.

3. Diagnóstico inicial

Antes de começar a traçar seus objetivos e estratégias é preciso identificar quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, sua oportunidade e ameaças dos concorrentes e mercado, sua missão, detalhe das oportunidades e os desafios que sua empresa encontrou ao longo do caminho.

Quais produtos, ou mix de produtos pretende comercializar, a região que atua ou pretende atuar, ticket médio de vendas, ciclo de vida dos seus clientes, verba disponível, estoque, qualificação do time de vendas e atendimento, estrutura física para atendimento a demanda de clientes, classe do público alvo, idade, preferências, entre outros.

Essas informações ajudam a qualificar sua empresa e a nortear o seu Plano de Marketing. Também desempenhará um papel fundamental para ajudá-lo a atender às necessidades de seus clientes e a melhor forma de se comunicar com eles, seja para prospectar ou fidelizar.

4. Objetivos de marketing

O que você deseja que o plano de marketing realize? Seja específico. Seus objetivos podem ser financeiros, como o objetivo de aumentar as vendas, educar seu público alvo e aumentar a conscientização sobre o seu produto, ou o marketing focado para construir sua marca, ou ainda a gestão de crescimento da sua marca. Para especificar seus objetivos:

Seja específico: defina objetivos claramente delineados;

  • Mensure: indique quais serão as ferramentas e/ou índices para mensurar seus objetivos;
  • Seja realista: os objetivos são alcançáveis ​​para o negócio?
  • Ferramentas: Você conhece os recursos necessários para alcançar seus objetivos?;
  • Tempo: seja claro e específico sobre o prazo em que pretende atingir seus objetivos.

5.Você está fazendo marketing para o público e as personas certas?

Independente de qual for seu objetivo a comunicação com seu cliente é a chave para alcançar resultado. O quanto você conhece seu cliente é muito importante para o sucesso das suas estratégias. A explicação para isso é bem simples – na era digital, o comportamento de consumo está muito focado em segmentação. Os consumidores estão em busca de exclusividade e as marcas precisam se adaptar.

Para entender isso, você precisa conhecer mais profundamente sobre como definir as personas do seu público alvo, cliente ideal ou buyer persona, que estão disponíveis para conhecer seu público. Vá a fundo nos conceitos para entender seu cliente e seus hábitos de consumo. Esta etapa é fundamental para definir todas as demais estratégias de marketing.

6. Estratégia de marketing

Uma estratégia eficaz irá ajudá-lo a definir a direção geral para o seu plano de marketing. É fundamental detalhar como você vai apresentar seus produtos e serviços ao mercado de forma a satisfazer seus clientes.

Os elementos que compõem sua estratégia de marketing são muitas vezes referidos como o mix de marketing. Neste caso, sua estratégia deve conter ações detalhadas sobre – produto ou serviço, preço, posição, promoção, pessoas, processos e ambiente físico.

7. Plano de ação e Orçamento

Estratégias e metas de marketing são objetivos teóricos. São seus planos de ação e orçamentos que os levam à ação e representam ferramentas-chave para implementação. Para garantir que eles sejam bem-sucedidos, eles devem ser detalhados, definitivos e revisados ​​regularmente. Não se esqueça de avaliar como a sua empresa está trabalhando com o orçamento atualmente e procure entender quais são os pontos que sua empresa deve melhorar para potencializar os resultados com o marketing.

8. As implicações organizacionais

As implicações organizacionais são muitas vezes ignoradas ao construir um plano de marketing. Isso envolve desde questões com seus empregados até infraestrutura. Trate seus colaboradores como clientes. Envolva sua equipe com a empresa e com seu plano de marketing. Isso é fundamental para alcançar seus objetivos. É importante considerar e documentar essas decisões em seu plano.

Qual é o potencial da sua empresa para gerir o plano de marketing com sucesso? Seu custo x benefício para sua empresa realizar esta tarefa é viável? Possuo em minha equipe profissionais multidisciplinares que atendam a demanda necessária na comunicação com meu público? Ou seria mais viável contratar uma agência de publicidade?

9. Um plano de avaliação e monitoramento

Para garantir a melhoria contínua, é fundamental testar e medir os resultados das suas atividades de marketing. Qualquer método ou tecnologia que você escolher para usar – métodos formais de avaliação e monitoramento irão ajudá-lo a entender a eficácia do seu marketing e retorno sobre o investimento.

Conclusão

Ter uma compreensão clara do que você está fazendo atualmente com seu marketing e onde você quer chegar é o primeiro passo do planejamento de estratégico; é assim que você vai descobrir o quanto é necessário para alcançar a excelência no marketing.

Lembre-se que é muito importante pensar integralmente nas suas estratégias, não mire apenas os objetivos finais, pense em construir uma cultura empresarial que privilegie a importância de seguir o planejamento.

Se existe um grande caminho a percorrer para alcançar seus objetivos, mantenha a regularidade das ações estratégicas e mensure todo o processo. São as métricas que podem indicar a necessidade de ajustes em tempo hábil para alcançar os objetivos.

Silvana Marques – SEO
E-mail: [email protected]
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