Palestra de youtuber sobre ciência leva mais de 5 mil pessoas à Arena Pantanal

Redação PH

Redação PH

robô gigante estilo ‘avatar’ dá primeiros passos na coreia do sul

Palestra de youtuber sobre ciência leva mais de 5 mil pessoas à Arena Pantanal

Mais de 5 mil pessoas foram à Arena Pantanal na noite desta terça-feira (18.10) para assistirem a palestra do jornalista Iberê Thenório, criador do canal no Youtube "Manual do Mundo". O evento faz parte da 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).

O jovem Gustavo Miralha Palma Gomes de Arruda, de 10 anos, foi acompanhado do pai ao local. “Passei a gostar mais de ciências, entre outras curiosidades, por causa do Youtube e pelas postagens do Manual do Mundo. Então, eu não podia perder essa oportunidade”, afirmou.

Para o jornalista Iberê, o alto número de visualizações no seu canal e o surpreendente público da palestra realizada em Cuiabá, se dá pela linguagem adequada aos jovens. Com mais de 1 bilhão de visualizações e 6 milhões de inscritos no youtube, ele acredita que a rede social pode, sim, ser o futuro para a formação de novos cientistas, por despertar curiosidades e interesses diversos nos jovens.

“A ciência é uma continuação da educação, e o que aconteceu foi que o Manual do Mundo surgiu porque a gente percebeu que as pessoas podiam aprender e ensinar muito melhor no Youtube. Ele dava ferramentas que não existiam até então, você podia parar, explicar, compartilhar, comentar e tudo isso trouxe um jeito novo de ensinar e aprender. Prcebemos isso bem cedo e foi uma coisa legal. Assim nasceu o Manual do Mundo, e é por isso que eu acho que existe um lugar imenso para se explorar na área da educação, para as pessoas aprenderem coisas novas, terem notícias de divulgação científica de um jeito completamente diferente”.

A reposta do público foi impressionante. Assim que o jornalista subiu no palco para testar o som, já começou a ser questionado pelos jovens e iniciou um debate que durou mais de meia hora. Depois o youtuber voltou para realizar a palestra.

“Eu acho muito legal existir a semana de Ciência e Tecnologia, porque é bom as pessoas virem aqui e verem de perto.Os mais jovens não sabem o que é um cientista, o que é ciência, então vindo aqui e entendendo o que a ciência cria e como é trabalhar com tudo isso”.

PROGRAMAÇÃO

A programação desta quarta-feira, começou com um debate sobre o potencial da Agroindústria da agricultura familiar. Em seguida, uma palestra sobre empreendedorismo e tecnologia, e uma oficina sobre enzimas aplicadas em alimentos.

Às 14h, o professor Willian Krause realizará uma palestra sobre a biotecnologia na produção de alimentos. Em seguida, às 15h, Washington Fernando falará sobre projetos vencedores das maratonas células empreendedoras.

Às 15h, será realizado uma oficina de empreendedorismo, cujo o título é: “Como transformar R$ 10 em R$ 100”. Em seguida, o empreendedor Saulo Rocha ministrará uma palestra de Coaching para educadores.

No início da noite, às 19h30, o jovem Silvair Frazão, um dos vencedores do prêmio MT Criativo, realizará um debate sobre como desenvolver jogos em Mato Grosso.

Às 20h será a vez da dupla, Nico e Lau, encerrar a noite com um show cultural.

O evento é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Fundação (Secitec) e conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social da Industria (Sesi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc); Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat); Policia Militar de Mato Grosso; Mato Grosso Criativo; Parque Tecnológico Mato Grosso; Instituto Jovens Empreendedores; e Associação Regional de Produtoras Extrativistas do Pantanal (Arpep).

+ Acessados

Veja Também