Nova Mesa Diretora da ALMT toma posse

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Nova Mesa Diretora da ALMT toma posse

Os sete deputados eleitos para compor a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso tomaram posse no comando da Casa na manhã desta quarta-feira (1). O andamento dos trabalhos em Plenário será comandado por Eduardo Botelho (PSB), biênio 2017/2019. Ocupa a primeira-secretaria da Casa de Leis o deputado Guilherme Maluf (PSDB).
A cerimônia de posse foi realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros A nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos da ALpor dois anosfoi eleita pela chapa “União e Trabalho” em setembro de 2016. À época, foi a única a registrar candidatura e obteve 21 dos 24 votos.
Na sessão de posse, os sete parlamentares membros da nova Mesa Diretora assinaram o termo de posse. Eles foram eleitos para o biênio 2017/2019, período compreendido de 01 de fevereiro a 31 de janeiro de 2019. Depois de os termos de posse assinados, os deputados foram declarados empossados em seus respectivos cargos.
Além de Eduardo Botelho, presidente, compõem a nova Mesa Diretora os deputados Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente; Max Russi (PSB), 2º vice-presidente; Guilherme Maluf (PSDB), 1ª secretário; Ondanir Bortolini (PSD), 2ª secretário; Baiano Filho (PSDB), 3ª secretário, e Silvano Amaral (PMDB), 4ª secretário.
O novo presidente da Assembleia Legislativa afirmou que é uma honra ocupar o segundo cargo mais importante na hierarquia do Estado. “Hoje, sou o 16º deputado a ocupar a presidência do Legislativo estadual. Sou parceiro do governo na aprovação dos futuros projetos de lei que forem encaminhados ao Parlamento, mas vou exigir seriedade e respeito à Assembleia Legislativa”, disse Eduardo Botelho.
De acordo com o governador Pedro Taques (PSDB), nos dois últimos anos – 2015 e 2016 – houve sintonia de trabalhos entre Executivo e Legislativo. Nesse período, segundo Taques, o Executivo apresentou 117 projetos de lei e, desse total, 99 foram aprovados pelo Parlamento estadual.
“Nesses dois anos, foi possível manter a harmonia e a independência entre os dois Poderes (Legislativo e Executivo). Além das propostas aprovadas, os deputados contribuíram com a pavimentação de 1.430 quilômetros de estradas estaduais, a criação de 3.550 cargos na segurança pública e outras 204 vagas em unidades de terapia intensiva”, elencou Taques.
Ao despedir do cargo de presidente da AL, Guilherme Maluf (PSDB), que passa a ocupar o cargo de 1º secretário, afirmou que a data de hoje fecha um ciclo de muito trabalho desenvolvido nos últimos dois anos. Ele fez questão de destacar a conquista da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do 6º lugar no ranking de transparência pública dos legislativos estaduais brasileiros.
“Hoje a Assembleia Legislativa está mais aberta e transparente à sociedade. Nesses dois anos, foi possível economizarmos 20 milhões de reais e, com isso, transformá-los em ambulâncias que foram destinadas a todos os 141 municípios mato-grossenses. Demos posse, ainda, a mais de 200 servidores concursados. Além de discutir amplamente a RGA dos servidores públicos. Criamos ainda cinco Comissões Parlamentares de Inquérito e a instalação de dez Câmaras Setoriais Temáticas”, explicou Maluf.
Entre as autoridades de outros Poderes, participaram o vice-governador Carlos Henrique Favaro; o presidente do Ministério Público do Estado, Paulo Prado; o presidente do Tribunal de Constas do Estado, Antonio Joaquim; o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB); o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Justino Malheiros; a prefeita de Chapada dos Guimarães, Telma de Oliveira; o ex-governador Jaime Campos; o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, Luiz Fernando Baganha, e o presidente do Tribunal de Justiça, Rui Ramos.
Participaram da sessão solene os deputados Adalto de Freitas (SD), Allan Kardec (PT), Baiano Filho (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Dr. Leonardo (PSD), Jajah Neves (PSDB), Janaina Riva (PMDB), Gilmar Fabris (PSD), José Domingos Fraga (PSD), Oscar Bezerra (PSB), Pedro Satélite (PSD), Romoaldo Júnior (PMDB), Silvano Amaral (PMDB), Wancley Carvalho (PV), Sebastião Rezende (PSC), Wagner Ramos (PSD), Valdir Barranco (PT) e Ondanir Bortolini – (PSD) – Nininho.
Amanhã (2), em sessão solene, os deputados realizam a abertura do ano legislativo do Parlamento mato-grossense, às 9 horas, no Plenário das Deliberações Renê Barbour. Na primeira parte, a sessão de instalação contará com a presença de convidados especiais e a apresentação da Mensagem do Poder Executivo estadual.

+ Acessados

Veja Também