Noites mal dormidas podem afetar o coração

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Noites mal dormidas podem afetar o coração

Quem não consegue ter noites de sono com qualidade pode desencadear sérios problemas à saúde do coração, a longo prazo. Seja causado por distúrbios do sono, como a insônia, ou simplesmente devido uma rotina que exige muito tempo acordado, a falta de um sono com duração adequada pode levar à hipertensão arterial e aumento dos riscos cardiovasculares, podendo levar até ao infarto.

“O sono reestabelece as funções metabólicas e hormonais, sendo imprescindível para o bom funcionamento do corpo. Esse ciclo acaba sendo afetado naqueles que têm sonos mais curtos ou que ficam despertando ao longo da noite. Isso leva a alterações nos níveis da pressão sanguínea e pode aumentar a incidência de outras doenças do coração, como o próprio infarto”, afirma Roberto Cândia, médico cardiologista integrante do corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab.

Para o médico, um bom exemplo dessa alta correlação entre a qualidade do sono e a saúde do coração está nas estatísticas que indicam que 1/3 dos pacientes com apneia do sono têm pressão alta. “Esse distúrbio ocorre quando o paciente sofre insuficiência respiratória durante a noite, causado por alguma obstrução nas vias áreas, e por isso, acorda várias vezes para respirar melhor. A falta de um sono de qualidade afeta a pressão sanguínea do paciente”, narra.

Como ter um sono de qualidade

Para evitar prejuízos ao coração e demais efeitos à saúde, Roberto Candia indica um sono de ao menos sete horas todos os dias. A qualidade do sono também é importante, já que interrupções podem reduzir os benefícios do mesmo. “Nem todas as pessoas têm a mesma necessidade de sono, por isso não existe um período específico que deve ser seguido, o importante é atingir a fase REM, do sono mais profundo. Não adianta ter um sono superficial”, alerta.

Em alguns casos, a má qualidade do sono também pode ser consequência de doenças. Por isso é importante se atentar à frequência com que essas noites mal dormidas acontecem e buscar orientação médica, caso ocorram frequentemente.

Abaixo, o especialista traz algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

·Prefira uma alimentação leve durante a noite, pobre em gorduras;

·Controle o consumo de álcool e de cigarros, pois ambos podem gerar euforia, dificultando o sono;

·Deixe a iluminação do ambiente mais fraca e favoreça a ventilação para que o ambiente não fique abafado durante a noite;

·Evite praticar atividades físicas perto da hora de dormir;

·A leitura antes de dormir pode ajudar na indução do sono, mas prefira livros e evite e-books, tablets e smartphones. A intensidade da luz das telas estimula a retina que, por sua vez, manda para o cérebro informações equivocadas para que este permaneça alerta e acordado.

+ Acessados

Veja Também