MT vai instituir política de apoio à economia regional

Redação PH

Redação PH

deputado faz cronologia das obras do vlt

MT vai instituir política de apoio à economia regional

Mato Grosso poderá instituir a política de apoio aos arranjos produtivos locais. A expectativa é que essa proposta seja apreciada em novembro pela Assembleia Legislativa. O objetivo é fortalecer a economia regional por meio da integração das cadeias produtivas e buscar investimentos às áreas de acordo com o potencial vocacional de cada região.

De autoria do deputado Gilmar Fabris (PSD), esse projeto já havia sido apresentado na legislatura passada, porém sem êxito. Agora, Fabris volta a defender a iniciativa que poderá fomentar a renda de inúmeras famílias, inclusive as que compõem a agricultura familiar e, consequentemente, aquecer a economia dos municípios.

O parlamentar destaca a importância de se criar mecanismos que propiciem a exploração do potencial de cada região de forma sustentável. Cita, por exemplo, o trabalho desenvolvido pelas cooperativas que congregam o trabalho de pequenos produtores.

“A política de incentivo deverá articular investimentos para ajudar as cooperativas que atuam em várias frentes de trabalho. Tais como laticínios, reciclagem de lixo, hortifrutigranjeiros, biocombustível, dentre outras atividades. É necessário o apoio do governo aos arranjos produtivos. Dessa forma, será possível gerar emprego e renda”, defende Fabris.

Se aprovado, o projeto deverá fortalecer a atividade produtiva regional; consolidar as pequenas e médias empresas locais, mediante a cooperação, inclusive, com instituições públicas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; promover a inovação e capacitação coletiva em âmbito regional; agregar valor à economia; melhorar as oportunidades de trabalho e investir em programas de qualificação e campanhas de conscientização sobre o cooperativismo.

O governo deverá apoiar a construção de um centro gestor de inovação, com a função de coordenar, orientar, executar e dinamizar a produção e a difusão da inovação em produtos, processos, gestão e comercialização.

“Para consolidar esse projeto em Mato Grosso, que contribuirá decisivamente para a ampliação da renda local, em decorrência da geração de emprego e do crescimento da atividade econômica, é que apresentamos a presente propositura”, garante o parlamentar.

+ Acessados

Veja Também