Das 355.481 mil ligações para os serviços de emergência do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 42.772 mil foram trotes.
Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública. O número representa um total de 12% de trotes.
O percentual de chamadas falsas de 2018 foi maior que o mesmo período do ano anterior.
Em 2017 foram contabilizados 9.52% do total de ligações.
Canções, palavrões e histórias inverídicas sobre violência são os casos mais comuns de trotes praticados por crianças e adultos.
As chamadas indevidas geram um “efeito dominó” em todo o sistema de emergência.
Pois quando não é possível identificar que a pessoa está passando um trote e a ocorrência é despachada para as equipes, uma viatura é empenhada sem necessidade, gerando custo ao Estado.
Outro fator negativo é que quando ocorre o trote, um ramal fica ocupado, impossibilitando ajudar realmente quem precisa. Contudo, os prejuízos vão muito além.
“As pessoas precisam tomar consciência que trote é crime e desperdício de dinheiro público. Em média, quando uma viatura sai para atender uma ocorrência falsa, cerca de R$ 500 é deixado de investir em segurança pública. Se somarmos este valor a quantidade de trotes realizados no semestre, o prejuízo é de R$ 20 milhões. Todo este recurso poderia estar sendo investido em prol da sociedade”, disse o coordenador do CICC, tenente coronel PM Siziéboro Elvis de Oliveira.
Falsos solicitantes
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal.
Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal.
Por falsa comunicação de crime ou de contravenção, cuja pena é detenção de um a seis meses ou multa.
Devido à proporção do problema, os atendentes do Ciosp receberam capacitação para identificar os sinais de falsas ocorrências.
Embora não consigam bloquear todas as ligações indevidas, a triagem ajuda a amenizar os prejuízos.
SMS
Para inibir os trotes feitos pelo telefone celular e se aproximar do cidadão, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) implantou, em julho de 2014, um sistema de envio de mensagens de texto informativo.
O sistema é acionado quando a chamada de uma pessoa, via celular, é classificada como trote pelos atendentes do Ciosp.
Uma mensagem de texto é enviada automaticamente ao celular com os seguintes dizeres: “Ciosp informa! Você fez uma chamada ao número de emergência que foi classificada como TROTE.
TROTE é ato criminoso de acordo com o artigo 340 do Código Penal”.
Já quando a chamada não é um trote, a pessoa que realiza a ligação via celular ao Ciosp, recebe um torpedo SMS com o seguinte texto: “Você fez uma chamada ao número de emergência. Estamos empenhados em lhe atender”.
A mensagem contém ainda o número e o dia da ocorrência gerada no sistema.
Atendimentos
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193).
Chamadas de emergência de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (118) e disque denúncia da Polícia Judiciária Civil (197) e denúncias de violência contra a mulher (181).
A central também coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e o videomonitoramento.