Governo e MPE debatem implantação de cirurgia de alta complexidade no hospital São Benedito

Implantação da cirurgia cardíaca de alta complexidade no Hospital São Benedito é debatida
Governo e MPE debatem implantação de cirurgia de alta complexidade no hospital São Benedito - Foto por: Gcom- MT / Christiano Antonucci

Governo e MPE debatem implantação de cirurgia de alta complexidade no hospital São Benedito

A implantação da cirurgia cardíaca de alta complexidade no Hospital São Benedito, em Cuiabá, foi debatida pelo governador Pedro Taques e membros do Ministério Público Estadual (MPE) nesta terça-feira (19.06), no Palácio Paiaguás.

A medida visa reduzir o número de pacientes que aguardam pelo procedimento, conhecido também como cirurgia de peito aberto, na rede pública de saúde e os custos do Estado com o procedimento solicitado por meio de processos judiciais.

De acordo com o Procurador Geral de Justiça, Mauro Curvo, 800 pessoas esperam pela cirurgia atualmente. “Esta medida pode acabar com os pedidos judiciais desse tipo de cirurgia, que em média custa, quando judicializada, R$120 mil”.

O assessor especial da Secretaria de Estado de Saúde, Wagner Simplício, disse que o Governo do Estado já está em tratativas com o município para solucionar o problema e realizar o procedimento na unidade hospitalar. Além disso, o gestor disse que nos próximos dias a proposta administrativa será finalizada e apresentada às autoridades competentes.

“Preocupados com esta questão do volume de judicialização, estamos construindo uma política de cardiologia no Estado. Retomamos o debate sobre o processo de cirurgia de peito aberto agora, quando o atual secretário do município e o alinhamento, do ponto de vista administrativo, já está praticamente pronto. Na próxima reunião acredito que finalizamos a questão”, disse o assessor.

+ Acessados

Veja Também