Google libera Waze para ser usado em carros com Android Auto

Picture of Redação PH

Redação PH

consórcio liderado pela japonesa softbank compra fatia do uber

Google libera Waze para ser usado em carros com Android Auto

Compartilhe:

Você sempre reclama do navegador de GPS no sistema multimídia do seu carro? Então esta é uma boa notícia. O Google liberou nesta quarta-feira (26) o aplicativo Waze para carros com Android Auto, a plataforma que leva algumas funções do smartphone para a tela multimídia.

Apenas na Grande São Paulo, o aplicativo que indica as melhores rotas para fugir do trânsito tem mais de 3,5 milhões de usuários ativos. No mundo, são 75 milhões.

De acordo com a empresa, não é preciso instalar nada além do Android Auto e do Waze. Basta ter versões atualizadas dos apps e conectar o celular ao veículo.

Na parte de navegação, a tela da central mostrará o Maps, que era a única opção até então, e o Waze. Selecione o preferido e coloque um destino.

Comprado pelo Google em 2013, o Waze poderá ser comandado por instruções de voz e pelos botões de volantes multifuncionais. Também será possível enviar os alertas de trânsito e acidentes, que tanto ajudam os usuários.

Assim como os demais apps liberados para o Android Auto, o Waze ficou com a navegação mais "limpa", com menos distrações.

Não há previsão de chegada do Waze ao Apple Car Play, já que a Apple não permite aplicativos de outras empresas na plataforma.
No Brasil, o Waze fez uma parceria com a Chevrolet, que escolheu o Onix para ser o carro de "lançamento" da novidade. No entanto, a função está liberada também para os demais modelos e marcas que disponibilizam o Android Auto.

Como funciona o Android Auto

Para baixar o aplicativo é necessário ter um smartphone com Android 5.0 ou versão superior (Lollipop, Marshmallow ou Nougat) e uma conexão de dados ativa.

A grande diferença de usar o Android Auto em vez de o próprio smartphone ou um sistema de espelhamento, como o MirrorLink, é que todos os aplicativos são adaptados para o uso dentro do carro.

Isto quer dizer que a maioria dos comandos são feitos por voz e as interações com outros usuários são eliminadas, para evitar distrações. Por este motivo, o Facebook dificilmente será aprovado pelo Google. O Whatsapp, pelo menos, funciona bem. É possível ouvir e responder mensagens.

Outra vantagem é não ter que ficar segurando o celular enquanto dirige, o que, além de inseguro, é proibido e pode dar multa. Também não é preciso encaixar o aparelho em algum suporte no carro. Todos os aplicativos compatíveis aparecem direto na central multimídia do veículo.

Enquanto o aparelho está conectado, uma tela fixa bloqueia qualquer tipo de ação pelo telefone, ou seja, se você quiser usar um aplicativo que não está pronto para o Android Auto, será preciso desplugar o telefone.

Nem todos os aplicativos estão disponíveis para o Android Auto. Atualmente, é possível instalar Spotify, Skype, Google Play Music, Telegram, Whatsapp, Hangouts, WeChat, Audiobooks from Audible, Deezer, entre outros.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também