Exposição que homenageia mulheres pioneiras de MT será instalada na segunda

Redação PH

Redação PH

exposição que homenageia mulheres pioneiras de mt será instalada na segunda

Exposição que homenageia mulheres pioneiras de MT será instalada na segunda

Três mulheres serão homenageadas pelo Instituto Memória da Assembleia Legislativa, este ano, porpioneirismo e conquistas. No dia 14 de março, às 19h, será realizada sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e, ainda, a abertura da exposição biográfica “Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres!” na Galeria dos Presidentes.

As homenageadas deste ano são a deputada Janaina Riva, única parlamentar a compor a 18ª Legislatura – espaço conquistado por meio do seus 48.171 votos e a mais jovem da história do Parlamento mato-grossense; Ismaili Donassan, a primeira mulher a presidir a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat), eleita vereadora de Colíder e escolhida presidente do legislativo municipal; coronel PM Lilian Tereza Vieira de Lima, primeira mulher a compor o efetivo da Polícia Militar como primeiro lugar no concurso de 1982 e a primeira mulher a conquistar a patente de coronel da Polícia Militar no Centro-Oeste.

O pioneirismo da coronel Lilian não se encerra nestes fatos, entre outros cargos de chefia, na sua trajetória profissional, foi também a primeira mulher a comandar o pelotão feminino e a primeira mulher a exercer a função de comandante-geral-adjunta da Polícia Militar de Mato Grosso.

A exposição “Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres!” já está instalada no Ganha Tempo e virá à Assembleia na próxima segunda-feira, porém a mostra é apresentada ao público desde 1998. Por iniciativa do Instituto Memória, tem objetivo de homenagear as pioneiras de Mato Grosso que fizeram diferença conquistando espaço e respeito ao terem coragem de manifestar ideias e opiniões, lideraram e se atreveram fazer diferente, suportando o ônus do preconceito com coragem e determinação.

Como pioneiras foram exemplos e abriram espaços para outras, com isso possibilitaram que na atualidade mais mulheres estivessem à frente de segmentos variados da sociedade, muitos desses, até então, ocupados por homens. Essasmulheres não necessariamente nasceram em Mato Grosso, masrealizaram e fizeram a diferença, independentemente da época e das dificuldades que tiveram que superar.

A cada ano a exposição ganha novas personalidades femininas e hoje se apresenta em quatro segmentos de mulheres pioneiras: as que marcaram a nossa história; as pioneiras contemporâneas; as que conquistaram mandatos políticos e as responsáveis pela Sala da Mulher.

Confira algumas das mulheres homenageadas pela exposição:

Mulheres Históricas:Teresa Benguela; Maria Dimplina; Doninha do Tanque Novo; Maria de Arruda Müller; Ludovina Alves Porto Carreiro; Madre Maria Ceruti; Zulmira Canavarros; Dunga Rodrigues; Arlinda Morbeck e Dona Micaela.

Mulheres Políticas:Serys Marly – 1ª senadora por Mato Grosso; Teté Bezerra – 1ª deputada federal por Mato Grosso; Oliva Enciso – 1ª deputada estadual de Mato Grosso; Sarita Baracat – 1ª deputada estadual de MT pós-divisão; Thais Barbosa – 1ª deputada estadual constituinte de MT; May do Couto – 1ª presidir a Câmara Municipal de Cuiabá e partir de 2000 todas as mulheres que conquistaram mandato eletivo nas esferas parlamentar do estado e federal.

Mulheres Pioneiras:Shelma Lombardi – 1ª desembargadora; Maria Helena Póvoas – 1ª presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT); Luzia Guimarães – 1ª Reitora da UFMT; Nilza Queiroz – 1ª a presidir a Academia de Letras de Mato Grosso; Iraci França – 1ª a assumir interinamente o governo do Estado, entre outras, como Madalena Rodrigues, Marilza Ribeiro, Dona Nina e Antonieta Ries Coelho.

Homenagem Especial:todas as coordenadoras da Sala da Mulher Deputada Oliva Enciso, um espaço conquistado no Parlamento onde as ações sociais em prol de uma sociedade mais justa e igualitária são realizadas.

+ Acessados

Veja Também