Especialistas discutem política de esporte e lazer em MT

Redação PH

Redação PH

temer recebe notificação de denúncia que pode custar seu mandato

Especialistas discutem política de esporte e lazer em MT

Especialistas, pesquisadores, profissionais do setor, autoridades e sociedade em geral discutiram a construção da política pública de esporte e lazer para Mato Grosso. O debate foi feito na noite dessa segunda-feira (19), durante audiência aberta solicitada pelo professor e deputado Allan Kardec (PT).

Doutor e professor com Especialização no segmento de Relações Políticas na Área de Esporte e Lazer, Wanderley MarchiJúnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendeu o planejamento, financiamento e acompanhamento como algumas das etapas fundamentais para elaboração de qualquer política eficaz para o esporte e lazer.

“Não podemos ceder ao mito de que o esporte e lazer sempre serão bons e que resolverão problemas históricos. Isso só vai acontecer se aproveitarmos as potencialidades de cada modalidade”, afirma Marchi.

O também professor Jorge Eto defendeu ainda o envolvimento interdisciplinar com outras áreas para melhor aproveitamento do esporte e lazer. Ele é professor com Pós-Doutorado em Educaçãoe diretor da Área de Saúde do Centro Universitário UNIVAG.

Francisco Xavier Freire Rodrigues, doutor em Sociologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFMT e coordenador do Grupo de pesquisas em Esporte Cultura e Sociedade da Universidade Federal de Mato Grosso, ressaltou ainda que pensar em política pública significa pensar no Estado em movimento.

Presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref 17), Carlos Eilert defendeu mais investimentos nas áreas. Atualmente, os setores contam com apenas 0,19% da Receita Corrente Líquida do Estado, o que equivale a R$ 39 milhões por ano. Ele defende que o percentual chegue a 0,3%, além da revisão do plano estadual de esporte, que é de 1999, entre outras medidas.

Secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Leonardo Oliveira anunciou que o governo realizará conferências no segundo semestre desse ano para debater as leis que tratam dos setores em Mato Grosso. Na mesma linha seguiu o secretário-adjunto de Cuiabá Francisco Vuolo ao se referir ao município.

Primeiro professor e profissional de Educação Física com mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Allan Kardec se colocou à disposição para lutar pelas reivindicações. O também deputado Baiano Filho, ex-secretário de Esportes de Mato Grosso, também participou da audiência pública.

+ Acessados

Veja Também