Conselho coordenará grupo responsável pelo Plano Estadual da Agricultura Familiar

Redação PH

Redação PH

conselho coordenará grupo responsável pelo plano estadual da agricultura familiar

Conselho coordenará grupo responsável pelo Plano Estadual da Agricultura Familiar

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) realizou a primeira reunião em 2017 do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS-MT). O encontro foi realizado nesta semana, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, e contou com ampla participação de entidades que atuam na temática da agricultura familiar.

Integraram a pauta discussões sobre o programa Ciclos – Economia Verde, a explanação de representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre resultados do Programa de Aquisição de Alimentos (P.A.A.) no estado e também a apresentação técnica sobre o Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF-MT).

“O plano estadual, que será lançado em junho deste ano, é um marco inédito no estado, pois trata-se de um documento que dá possiblidade de nortear estratégias para atuação governamental, com a participação da iniciativa privada, sociedade civil, e movimentos sociais em prol do desenvolvimento rural sustentável”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes.

Durante a reunião, o consultor da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), Lucas Scarcia, apresentou as diretrizes do plano estadual. Segundo ele, o plano é uma peça que se encaixa tanto na esfera municipal quanto federal, dá visibilidade à agricultura familiar de Mato Grosso, contribui com a articulação interinstitucional e servirá para as próximas gestões do Governo investirem de forma orientada os recursos.

Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade são eixos que irão nortear o plano.

O Instituto de Pesquisa da Amazônia, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e Instituto Centro de Vida são entidades parceiras do projeto.

Histórico do plano e encontros regionais

A Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada em 2013, foi o primeiro passo para a elaboração do PEAF-MT. Com a criação da Seaf-MT, em 2015, aumentou a demanda por dados e informações socioeconômicas e ambientais acerca dos agricultores familiares para subsidiar a construção de políticas públicas efetivas.

Sob coordenação da Seaf, em 2016, e após reuniões e workshops com diversas entidades, iniciou-se então a elaboração do “Diagnóstico Estadual da Agricultura Familiar”, que será lançado em abril, cujos dados já coletados serão úteis para a elaboração do Peaf-MT.

Em votação unânime, durante a reunião do CEDRS, o próprio Conselho foi escolhido como entidade responsável para coordenador o grupo de trabalho que irá elaborar, sistematizar e consolidar os dados do plano. Além disso, a entidade tem a missão de servir como elo entre o poder público e os movimentos sociais.

Os encontros regionais para colher proposições, apresentar as diretrizes do Peaf e elencar e requalificar as propostas com a sociedade civil, começam no dia 22 de fevereiro, em Várzea Grande, no Centro de Estudo Sindical Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri). O público-alvo é formado por pequenos produtores, técnicos, pesquisadores, estudantes, poder público e sociedade civil organizada.

Confira abaixo a lista de municípios e locais onde serão realizados os encontros regionais para elaboração PEAF-MT:

Sorriso – 07.03 – Consórcio Alto do Teles Pires

Juína – 10.03 – Câmara Municipal

Guarantã do Norte – 14.03 – Centro de Eventos do Cerrado

Querência – 17.03 – Câmara Municipal

Cáceres – 21.03 – Sede da Empaer-MT

Rondonópolis – 24.03 – Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

+ Acessados

Veja Também