Catadores de materiais recicláveis promovem educação ambiental em condomínio de Cuiabá

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Catadores de materiais recicláveis promovem educação ambiental em condomínio de Cuiabá

No último final de semana moradores do condomínio do Jardim Vitória II, em Cuiabá, receberam orientações de como fazer de maneira correta e sustentável a separação e destinação correta dos resíduos domésticos. O trabalho de educação ambiental foi realizado por membros de quatro cooperativas de catadores e catadoras de Cuiabá, Corepan, CooperUnião, Coopervv e Coopermar.

Divididos em equipes cerca de 40 catadores e catadoras percorreram todas as ruas do condomínio, distribuíram panfletos educativos e trouxeram orientação de como separar, acondicionar e destinar os resíduos de maneira que eles possam ser aproveitados pelas cooperativas no trabalho de reciclagem, reaproveitamento e compostagem. A principal orientação foi quanto a separação dos resíduos em três categorias: úmidos (orgânicos), secos (plásticos, papéis, embalagens, vidros) e rejeitos (fraudas, papel higiênico e absorventes usados). Um dos panfletos distribuídos ensinou como fazer a compostagem doméstica dos resíduos orgânicos.

Os catadores e catadoras também realizaram um trabalho de coleta de papelões, garrafas pet, óleo de cozinha usado e plásticos em geral. O trabalho de coleta foi acompanhado pelo Biólogo e Educador Ambiental, Francisco Tadeu Paroli, que orientou como fazer a abordagem educativa, como utilizar EPI’s e evitar os riscos de contaminação. Todo o material coletado foi encaminhado para Cooperativa de Catadores Coopermar evitando, assim, que fosse parar no lixão.

A visita dos catadores e catadoras ao condomínio faz parte do trabalho de estágio do curso "Educação Ambiental e Saúde do Catador de materiais recicláveis", promovido pela Instituto Cidade Amiga através do Projeto “Quintais Orgânicos: Cuiabá Sustentável”, iniciativa que tem apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil -FBB e visa contribuir com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Cuiabá.

Segundo o morador e síndico do condomínio Jardim Vitória II, Aderson Lara, a visita educativa dos catadores e catadoras teve uma boa receptividade dos moradores e vai contribuir para melhoria da questão dos resíduos no residencial. No ato da visita também ficou acertado que a Coopermar poderá realizar a coleta seletiva dos resíduos produzido pelos moradores que quiserem aderir ao modelo de separação ensinado durante o estágio.

A próxima aula de estágio envolvendo catadores e catadoras acontecerá, sábado que vem, no Condomínio Esmeraldo em Várzea Grande e contará com a participação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Mato Grosso Sustentável (ASMATS).

+ Acessados

Veja Também