Casos de microcefalia em MT sobem de 16 para 23, diz Ministério da Saúde

Redação PH

Redação PH

mais de 70% dos trabalhadores não se exercitam regularmente

Casos de microcefalia em MT sobem de 16 para 23, diz Ministério da Saúde

O número de casos confirmados de microcefalia, entre outubro de 2015, quando começaram as investigações, e 4 de junho deste ano, subiu de 16 para 23 em Mato Grosso. O número consta de boletim do Ministério da Saúde divulgado nessa terça-feira (7). Outros 86 casos suspeitos ainda estão em investigação no estado, enquanto 118 já foram descartados.

Em todo o Brasil, foram confirmados 1.551 casos da malformação e outras alterações do sistema nervoso, sendo a maior parte em Pernambuco, com 363 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados casos de microcefalia os bebês que nascem com medida do perímetro cefálico menor do que o normal: 31,9 cm em meninos e 31,5 cm para meninas.

Os dados divulgados na terça-feira pelo Ministério da Saúde, entretanto, não especificam quantos casos confirmados de microcefalia foram provocados por infecção do vírus da zika por parte das gestantes.

Estudos apontam relação entre o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a malformação dos bebês. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso, o estado registrou 21 mil casos suspeitos de vírus da zika neste ano, o que dá incidência de 643 casos a cada mil habitantes.

Ainda segundo o boletim, 79 dos 141 municípios de Mato Grosso estão com alto risco de contaminação da doença, e 24 com médio risco.

+ Acessados

Veja Também