Especialistas estrangeiros e brasileiros vão apresentar e discutircasesde arrecadação de recursos para campanhas políticas com o uso de ferramentas digitais. A palestra internacional “Como arrecadar recursosonlinepara as campanhas do ano que vem?”, que é gratuita, pretende apontar estratégias bem-sucedidas para o processo eleitoral de 2018, além de mostrar o que a legislação nacional permite fazer sobre essa questão.
A iniciativa é promovida pela De Vengoechea & Associates, consultoria de marketing político com atuação nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Conta, no Brasil, com apoio da Justino Pereira Estratégia e Marketing, especializada em eleições majoritárias e proporcionais, gestões governamentais e atuação de mandatos parlamentares. As inscrições devem ser feitas antecipadamente, já que as vagas são limitadas. O evento, com tradução simultânea, será realizado no dia 1/12 (sexta-feira) em São Paulo.
“As apresentações que iremos promover vem em uma hora muito oportuna. A nova legislação eleitoral brasileira deixou para os partidos políticos e candidatos o caminho único de recorrer a cada um dos eleitores para buscar os recursos que, arrecadados coletivamente, poderão financiar as campanhas. Isso é bom porque força os candidatos e partidos a se aproximarem da população e de suas necessidades. Como o Brasil ainda não tem muita experiência na arrecadação por meioonlinee digital, algo muito comum em países como os Estados Unidos, o encontro servirá para intercâmbio deknow-how. Com isso, estaremos auxiliando dirigentes e tesoureiros partidários, os responsáveis por arrecadação de recursos nos partidos e campanhas, além dos próprios candidatos a aprenderem como promover arrecadação financeira coletiva corretamente”, afirma Justino Pereira, consultor sênior associado da De Vengoechea.
TRUMP, EUROPA E AMÉRICA LATINA– Estarão presentes ao evento, para mostrar seuexpertise, as equipes e os principais profissionais que atuaram nas campanhas do presidente norte-americano Donald Trump; da primeira-ministra do Reino Unido, Thereza May; do secretário geral do Partido Socialista Obrero Español (PSOE), Pedro Sánchez; e do senador americano Bernard Sanders, que concorreu às prévias presidenciais do Partido Democrata.
No cenário nacional, um dos debatedores será o publicitário Lula Guimarães, da agência Benjamim Digital, responsável pela campanha de João Doria (PSDB) à prefeitura paulistana e marqueteiro do PMDB naconal. Quem também irá relatar sua experiência é Antônio de Andrade, da Um a Mais, que cuidou da campanha do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) à prefeitura do Rio de Janeiro. Especialista embig data(armazenagem de dados) no meio político, Maurício Moura, que trabalhou em campanhas presidências em vários países, é outro nome confirmado.
Além das palestras, os participantes terão à disposição consultoria personalizada com os especialistas presentes, em espaço reservado e com auxílio de intérpretes, de modo a tratar de demandas específicas de campanhas. As equipes dos principais pré-candidatos à Presidência da República foram convidadas para assistir ao evento.
PROGRAMAÇÃO– Confira, a seguir os temas das palestras e os expositores do encontro “Como arrecadar recursosonlinepara as campanhas do ano que vem?”. A iniciativa ocorre no dia 1/12 (sexta-feira), das 8h às 17h, no Hotel Bulevard Inn (Avenida São Luís, 234, Centro). A parte da manhã será destinada às apresentações. No período da tarde haverá as consultorias reservadas, com a presença dos palestrantes. As inscrições, que se encontram abertas e são gratuitas, devem ser feitas pelo formulário disponível no seguinte endereço eletrônico:www.comoarrecadaronline.com.br.
Palestra:O que mudou na legislação sobre arrecadação? O que é permitido hoje? O que não pode mais ser feito?
Palestrante: Helio Silveira – advogado especialista em direito eleitoral
Palestra: O cenário político na América Latina de hoje – Três tendências que vão influenciar o Brasil em 2018
Palestrante: Mauricio De Vengoechea – consultor político colombiano, radicado nos Estados Unidos, responsável por várias campanhas presidenciais nos Estados Unidos, Colômbia, República Dominicana, Venezuela e El Salvador
Palestra: Digital,onlinee no bolso – Cinco números sobre o grau de digitalização e conexão online dos brasileiros hoje
Palestrante: Cleyton Boson – consultor sênior associado da De Vengoechea & Associates e especialista em redes digitais
Palestra: Saindo atrás e chegando na frente – A experiência de arrecadação financeira para a campanha de Pedro Sánchez a secretário geral do Partido Socialista Obrero Español (PSOE)
Palestrante: Antonio Hernandez – consultor espanhol da Dialoga
Palestra: Arrecadaçãoonlinena campanha de Donald Trump – O que funcionou e o que não funcionou?
Palestrantes: Kurt Luidhardt / Kristen Luidhardt – consultores norte-americanos da The Prosper Group
Palestra: Campanha do senador democrata Bernard Sanders nas primárias presidenciais contra Hillary Clinton
Palestrante: Robin Curran – consultora americana da Revolution Messaging
Palestra: Fazendo arrecadação digital na Inglaterra e na Nova Zelândia: o que funciona por lá?
Palestrante: Richie Alicea – consultor norte-americano da Hines Digital
Mesa redonda: A experiência brasileira em arrecadação usando meios digitais eonline: o que está por vir
Debatedores: Lula Guimarães (Benjamim Digital), Maurício Moura (Ideia Big Data), Antônio de Andrade (Um a Mais), Justino Pereira (Justino Pereira Estratégia e Marketing)
14h às 17h: Consultorias personalizadas com participação dos palestrantes
SERVIÇO
Palestra internacional “Como arrecadar recursosonlinepara as campanhas do ano que vem?”
Dia 1/12 (sexta-feira), das 8h às 17h
Hotel Bulevar Inn
Avenida São Luís, 234, Centro, São Paulo – SP
Entrada franca
Vagas limitadas
Inscrições pelo sitewww.comoarrecadaronline.com.br