83ª edição das 24 horas de Le Mans antecipa tecnologia de carros de rua

Redação PH

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83ª edição das 24 horas de le mans antecipa tecnologia de carros de rua

83ª edição das 24 horas de Le Mans antecipa tecnologia de carros de rua

Às 10h de Brasília deste sábado será dada a largada para a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans, pela terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC, em inglês.
Apesar de o Brasil já ter sediado corridas da categoria, a competição não é tão conhecida por aqui como a Fórmula 1, por exemplo.
Porém, o torneio com corridas de longa duração (a mais curta tem 6 horas) concentra supercarros com tecnologias que chegarão aos modelos de rua muito antes das aplicadas na Fórmula 1. Tanto que cada vez mais fabricantes apostam no WEC e replicam técnicas na produção em escala.
Nissan GT-R LM Nismo (Foto: Divulgação)
Toyota e Audi participam da categoria principal desde a primeira etapa com este nome, em 2012. Ano passado foi a vez de a Porsche retornar à disputa de corridas longas. Este ano, a estreante é a Nissan. E a Ford já confirmou que irá participar do campeonato a partir da próxima temporada
Categorias
O Mundial de Endurance é composto de quatro categorias. A principal, chamada de LMP1 reúne protótipos monoposto e a maioria das equipes oficiais de fábrica. Este ano, disputarão Le Mans, Audi, Toyota, Porsche e Nissan.
Na LMP2, os veículos também são protótipos, mas com menos potência, além de poderem ser abertos. As duas demais, GTE Pro e GTE Am são para carros vendidos em série, mas com uma série de modificações. Nela disputam modelos como Ferrari 458, Aston Martin Vantage e Chevrolet Corvette.
Das pistas para a rua
Celeiro de tecnologias, o WEC antecipa alguns recursos que os carros de rua terão daqui a alguns anos. A Nissan, por exemplo, estreia com um conjunto pouco usual na categoria, com motor e tração dianteiros, enquanto a grande maioria dos competidores aposta em carros com motor e tração nas rodas de trás.
O GT-R LM Nismo, como foi batizado o veículo, conta com um motor V6 3.0 biturbo de 550 cavalos (o mesmo propulsor do GT-R), aliado a um conjunto de motores elétricos, que somados, podem ultrapassar os 1.600 cv. Para a corrida, entretanto, o número deve ficar na casa dos 1.200 cv. O câmbio é sequencial de cinco marchas.
Entre os carros que disputam Le Mans, o GT-R LM Nismo é o mais próximo do que se pode ter de um veículo de rua, por mais que tenha sido desenvolvido para as pistas.
Já a Audi utilizou o campeonato para aprimorar suas tecnologias híbridas, chamadas de e-tron e de redução de peso, batizada de Ultra. Ainda para a temporada de 2011, a marca adotou as tecnologias, misturando motores e diesel e elétrico, e usando de forma abundante a fibra de carbono na construção dos carros.
Nova empreitada
A Ford anunciou nesta sexta-feira (12) que irá voltar a disputar as 24 Horas de Le Mans em 2016, exatos 50 anos após a vitória da marca no circuito francês, utilizando a primeira geração do GT.
O modelo irá competir na categoria GTE Pro, e será baseado no modelo de produção, revelado em janeiro, durante o Salão de Detroit. De acordo com a própria Ford, o GT é o modelo mais avançado em termos de tecnologia e performance que a empresa desenvolveu até hoje. Sem informações técnicas, o que se sabe é que o GT terá motor V6 3.5, o mais potente da linha EcoBoost.
Projeção do Ford GT que disputará Le Mans em 2016 (Foto: Divulgação)

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