ZPE já é uma da realidade, garante deputado Dr. Leonardo

Redação PH

Redação PH

'quem nunca atrasou contas?', questiona ministra da agricultura

ZPE já é uma da realidade, garante deputado Dr. Leonardo

A tão sonhada Zona de Processamento de Exportação (ZPE), de Mato Grosso, situada no município de Cáceres, parada há mais de 25 anos, começa a se tornar realidade. Nesta segunda-feira (18), o governo do Estado assinou o termo de autorização de abertura de licitação, que dá início aos trâmites legais do processo licitatório para implantação da primeira etapa da ZPE. O deputado estadual, Dr. Leonardo (PSD), um dos principais articuladores para que a obra, enfim, saísse do papel, se diz honrado por fazer parte dessa grande conquista que entrará para a história.

“Quando se falava em ZPE, as pessoas nem acreditavam mais. Muitos duvidaram e até me criticaram. Fico contente em ver que o nosso esforço valeu a pena e me sinto honrado em fazer parte da realização deste sonho, pois, a ZPE já é uma realidade”, garantiu.

Nessa primeira fase serão investidos R$ 16 milhões pelo governo do Estado, que se tornou sócio majoritário da ZPE, graças ao empenho de Dr. Leonardo, que, como relator da Mensagem do Executivo, conseguiu aprovar, em apenas duas semanas, o Projeto de Lei 619/2015, que autorizava o Poder Executivo a participar acionariamente, de forma majoritária, na sociedade anônima constituída para administrar a ZPE.

Vice-líder do governador Pedro Taques (PSDB) na Assembleia Legislativa, Dr. Leonardo não mediu esforços para ver esse sonho tão antigo do povo cacerense se tornar realidade. O parlamentar chegou a ir a Brasília, no começo do ano passado, mobilizar o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A primeira etapa é a construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio. Para o deputado, a ZPE fomentará o crescimento das regiões oeste e sudoeste, gerando novos empregos e rendas, atraindo indústrias e comércios, refletindo diretamente na economia e no desenvolvimento de todo o estado.

O governador Pedro Taques relembrou que o decreto criando a ZPE de Mato Grosso foi assinado no dia 6 de março de 1990 e de lá para cá pouca coisa avançou nessa história. “Mas não nos cabe dizer o que foi feito, nos cabe dizer o que estamos fazendo. Vim hoje aqui para falar de esperança e concretização de sonhos. A ZPE está localizada em Cáceres, mas é de todo Mato Grosso. Daqui nossos produtos ganharão o mundo com mais competitividade e valor agregado, mudando a realidade desta região”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, destacou o empenho de Dr. Leonardo e do deputado federal Ezequiel Fonseca, que tiveram participação fundamental na construção do processo. O secretário informou que os trâmites burocráticos para a licitação devem levar mais alguns meses e o compromisso é que a obra comece ainda este ano. “Neste meio tempo, nosso trabalho continua, já elaborando uma legislação específica que prevê incentivos fiscais e financeiros para as indústrias instaladas na ZPE. Também estamos trabalhando no processo de capitalização e profissionalização da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec) e prospecção de investimentos”, acrescentou o secretário, que preside o Conselho Administrativo da Azpec.

+ Acessados

Veja Também