Zelensky diz que Lula repete falas de Putin: ‘Para ser honesto, pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo’

Picture of G1

G1

Lula e Zelensky — Foto: Reprodução

Zelensky diz que Lula repete falas de Putin: ‘Para ser honesto, pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo’

Compartilhe:

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez críticas ao presidente Lula em uma entrevista à pela agência de notícias espanhola EFE neste domingo (6). Zelensky afirmou que as falas recentes do líder brasileiro sobre a guerra da Ucrânia fazem eco com o discurso do presidente russos, Vladimir Putin, e “não trazem paz”.

Lula, que se ofereceu para intermediar um acordo de paz, tem criticado os dois lados da guerra. Na semana passada, ele afirmou que tanto Ucrânia quanto Rússia só pensam em ganhar “enquanto pessoas estão morrendo” e reprimiu ambos os líderes por se negarem a negociar.

“Para ser honesto, pensei que ele (Lula) tinha uma compreensão maior do mundo”, retrucou Zelensky à agência EFE.

Na entrevista, o presidente ucraniano também afirmou que:

  • Lula faz declarações porque acredita que a população Brasil não sabe o que está acontecendo na Rússia.
  • As declarações de Lula não trazem paz.
  • Uma fala do assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, sobre levar em conta a segurança da Rússia nas negociações de paz é uma reprodução da fala de Vladimir Putin.

“Acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente, mas não entendo muito bem uma coisa: será que ele acredita que sua sociedade (o Brasil) não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz de forma nenhumaÉ estranho falar sobre a segurança da Rússia. Apenas a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que devem ser dadas para a segurança da Rússia. Eu simplesmente acredito que ele (Lula) tem sua própria opinião. Os pensamentos não precisariam coincidir com os de Putin”.

Zelensky diz que Lula não precisaria concordar com Putin

Em seguida, no entanto, o presidente ucraniano faz elogios ao Brasil: “O país dele (Lula) não está em guerra com ninguém, e o Brasil é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo atualmente. O povo (do Brasil) é respeitado, sua visão e suas perspectivas do mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que precisaria concordar com as narrativas do líder do Estado (russo, Vladimir Putin), que não é diferente de qualquer colonizador?”

Segundo Zelensky, Putin “mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossas crianças e violando nossas mulheres.”

Na entrevista, o líder ucraniano propôs ainda conversar com Lula:

“Para ser honesto, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente comigo e me diga. E acredito que vamos acabar com isso. Para ser honesto, pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo. Acredito que é muito importante ver o mundo como um todo. Porque o que você me diz (ou seja, a frase que Lula teria dito) é triste, muito triste.”

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp