Zeca Viana cobra reforma de pontes na estrada do Guardanapo

Redação PH

Redação PH

cerca de mil cidadãos envolvidos no ‘assembleia itinerante em ação’

Zeca Viana cobra reforma de pontes na estrada do Guardanapo

O péssimo estado de conservação das pontes da MT-109, conhecida como “Estrada do Guardanapo”, em Canabrava do Norte, foi motivo de questionamento por parte do deputado estadual Zeca Viana (PDT-MT), que requereu nesta quarta-feira (27) que o governo do Estado providencie o reparo emergencial e imediato das construções.
“Essa estrada está economizando mais de cem quilômetros no frete de toda a produção da região de Espigão do Leste, e é muito importante para o escoamento da safra de toda a região ali de dentro do Araguaia que sai com destino ao norte do país”, explicou Zeca.
A Estrada do Guardanapo é uma rodovia estratégica para o escoamento da safra de grãos e algodão da região do Baixo Araguaia e Vale do Xingu. Por dia, passam mais de 200 carretas bitrem carregadas de commodities agrícolas, ou seja, mais de 11 mil toneladas são transportadas diariamente pela MT-109.
Apesar da importância da rodovia, o estado de conservação deixa a desejar. As pontes beiram o colapso e expõem ao risco centenas de pessoas que trafegam pela estrada diariamente, para estudar ou trabalhar.
A ponte de 16 metros sobre o rio Água Fria, por exemplo, já não suporta mais o tráfego de caminhões, que têm que desviar por dentro do rio para seguir viagem. Muitos acabam atolados nesse desvio de mão única, interrompendo a passagem temporariamente.
“Eu gostaria que o governo desse uma atenção especial a esse pedido, especialmente essa ponte sobre o rio Água Fria, que vai ser interditada agora no período das águas, porque não tem como passar um caminhão. Eu estive lá nesse domingo [24/09] e realmente a situação é triste”, argumentou o deputado.
A preocupação de Zeca é que a reforma seja feita antes que se inicie a ‘época das águas’, período em que chove forte na região. Pelo estado atual de conservação das estruturas, o deputado teme que as pontes sejam destruídas ou interditadas durante a cheia dos rios, causando o isolamento de várias comunidades rurais que têm a estrada do Guardanapo como via de acesso.
Zeca cobrou que o governo do estado faça, em primeiro momento, o reparo imediato de três pontes na região de Canabrava do Norte, que estão em pior estado de conservação. E, tão logo quanto possível, o parlamentar requer que sejam construídas pontes de concreto nessa via estratégica para a região do Araguaia e do Xingu.

+ Acessados

Veja Também