Zé Domingos faz balanço de sua atuação em 2015

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Zé Domingos faz balanço de sua atuação em 2015

Com o objetivo de que seu trabalho alcance todos os municípios de Mato Grosso com projetos e obras, só este ano o deputado apresentou 33 projetos de lei, 203 indicações para diversas áreas, além de ter tido quatro leis sancionadas e uma promulgada.

Uma de suas leis com maior relevância sancionadas este ano é a nº 10.279, que prevê a destinação de leite em pó para crianças com mães portadoras do vírus HIV/Aids, durante os dois primeiros anos de vida, no mínimo. Isso previne a transmissão do vírus na fase de amamentação.

Acreditando que a agricultura familiar é uma das grandes impulsionadoras da economia mato-grossense, Zé Domigos defende a ampliação e valorização deste setor, promovendo ações, projetos de leis, indicações e emendas.

A promulgação da Lei nº 570/2015 é um dos resultados da luta do deputado em prol do pequeno produtor. Ela prevê o tratamento tributário diferenciado. Quem se torna responsável pela emissão de nota fiscal é o industrializador ou cooperativa.

“Esta promulgação é mais um incentivo para a classe. Com isso, o processo de transporte de leite cru se torna menos burocrático e mais sustentável para o pequeno produtor, cuja atividade é quase que exclusivamente feita em Mato Grosso por agricultores familiares”, explica o deputado.

Dentre as indicações, o parlamentar solitou à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) a construção de oito salas, dentro do complexo educacional da Escola Estadual José Domingos Fraga, localizada no município de Sorriso. A escola passa por grande problema estrutural. Na unidade, estão matriculados 1.400 alunos, mas devido à falta de salas de aula, 430 estudantes são obrigados a estudar em um “anexo” que está a quatro quilômetros de distância da sede.

Outra grande conquista de 2015 é a inserção da Emenda Constituicional 69/14, da autoria de Domingos. Em termos práticos, significa a criação das emendas impositivas, que possibilita aos parlamentares indicarem ao governo onde aplicar os recursos.

No planejamento financeiro e orçamentário do governo estadual para os próximos anos, Zé Domingos atuou de forma expressiva. Somente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o parlamentar teve 32 emendas acatadas. Já no Plano Plurianual (PPA) – 2016/2019 – que prevê recursos na ordem de R$ 76,02 bilhões, foram 13 emendas aprovadas. Para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, o parlamentar teve 17 emendas acatadas, sendo que seis destas não são impositivas, remanejando recursos do governo para a agricultura familiar, como o fomento para aquisição de insumos para o setor, destinando R$ 500 mil. Ainda na LOA, contribuiu de forma justa e democrática como relator da matéria.

Outras atuações – Vale destacar que, durante o ano, Zé Domingos presidiu duas comissões permanentes importantes da Assembleia: a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária e a Comissão de Trabalho e Administração Pública, as duas que têm maior demanda para apreciação.

Domingos também desempenhou papel importante na Câmara Setorial Temática que tem como objetivo de avaliar, acompanhar, discutir e propor medidas referentes: 1) ao processo de regularização fundiária da área de terras denominadas "4 Reservas", localizada nos municípios de Terra Nova do Norte e Nova Guarita, e 2) à redefinição dos limites da Reserva Extrativista Guariba – Roosevelt, localizada em Colniza.

Para o deputado, o ano de 2015 foi muito produtivo. José Domingos se sente satisfeito com os resultados, mas afirma que ainda fará muito mais pelo estado nos próximos anos de mandato.

+ Acessados

Veja Também