WhatsApp Rosa (Pink) Golpe pode assumir o controle do seu Smartphone

Pixabay/Ilustrativa

Existe um novo perigo com o qual os usuários devem ter muito cuidado. Ele se chama WhatsApp Pink, é um APK infectado com um malware, que tem como objetivo controlar o seu celular e aplicar golpes, dos mais diversos.

Ele foi descoberto por um pesquisador de segurança cibernética da Índia, Rajshekhar Rajaharia, onde o WhatsApp Pink está circulando com mais intensidade.

Esse App está chegando em outros países, e provavelmente chegará logo ao Brasil.

Vamos entender por que as pessoas instalam versões alternativas do WhatsApp




Segundo Thais Antonella, redatora chefe do BlogMachine APK, o uso de versões alternativas são comuns, e até podemos dizer, seguras, quando são respeitados critérios de segurança.

Principalmente utilizadas pelo público mais jovem, as instalações de APKs do Whatsapp visam aumentar os recursos e a parte estética do App, algo que a versão oficial não possibilita.

Entre os APKs mais famosos, vamos citar 2, de uma lista enorme de versões de desenvolvedores diferentes.

São eles: WhatsApp GB e WhatsApp Plus.

Por serem os mais utilizados, podemos dizer, baseado na quantidade de instalações, que estes são seguros, no entanto, você precisa baixar esses APKs de fontes confiáveis, para ter certeza de que não possuem nenhum tipo de vírus.

O principal site que oferece download desses APKs é o WatsGP. Com um processo bem criterioso, os APKs são verificados antes de disponibilizados para download.

WhatsApp Rosa – Malware bloqueia sua conta

Segundo o pesquisador indiano, esse falso aplicativo do WhatsApp, facilmente compartilhado entre os diversos grupos por meio de um link, que aponta para uma App Store Android não oficial, permitiria uma disseminação incrivelmente rápida entre os usuários pela facilidade com que pode ser instalado.

No entanto, é interessante como o pesquisador indiano publicou algumas dicas a seguir caso você seja vítima do aplicativo em seu smartphone.

WhatsApp Pink: O que é e como funciona?

O nome é particular, mas reflete essencialmente o desejo de mudar completamente a interface do WhatsApp com uma “cor rosa”.

Neste caso já sabemos há algum tempo que as customizações do tema WhatsApp nunca foram oficialmente disponibilizadas por seus desenvolvedores e que ao longo do tempo houve desenvolvedores que sempre tentaram torná-lo mais atraente.

Os usuários sempre apreciaram a disposição de personalizar a interface de suas mensagens, e é claro, que mudar a cor do aplicativo sempre intrigou até os menos experientes.

Daí o grande interesse pelo WhatsApp Pink que, no entanto, como iremos descobrir, não leva a nenhuma interface tingida de rosa, mas instala um vírus muito perigoso.

Na verdade, assim que você instala o aplicativo WhatsApp Pink, ao invés de mudar de cor para o WhatsApp, o aplicativo libera seu próprio vírus que rapidamente se apodera do smartphone com uma série de situações que não permitem que ele seja desinstalado facilmente.

Em primeiro lugar, porque assim que o aplicativo é instalado, ele imediatamente se esconde da Home do smartphone e, portanto, para o usuário não é fácil e imediato de se identificar.

O problema, no entanto, está no fato de que o vírus imediatamente se apodera do catálogo de endereços dos usuários e passa a enviar mensagens através do aplicativo WhatsApp real para todos os contatos e grupos dos quais participamos e nos quais participamos.

É claro que a mensagem é colocada dentro do link para baixar o aplicativo WhatsApp Pink novamente e, portanto, espalhar o vírus rapidamente.

O WhatsApp Pink não está na Play Store e isso torna ainda mais difícil controlar a propagação do vírus.

Nesse caso, na verdade, essa hipotética versão rosa do WhatsApp pode chamar a atenção de usuários menos informados e talvez até mais inclinados a customizar seu sistema de mensagens com cores e muito mais.

É claro que, além da agenda, o vírus coleta uma quantidade considerável de dados do usuário no smartphone da vítima, buscando também o acesso a cartões de crédito ou mesmo a aplicativos bancários.

WhatsApp Pink: Como remover o aplicativo?

WhatsApp Pink é, portanto, um perigo, mas felizmente é possível remover o aplicativo, com algumas etapas específicas.

Para remover o WhatsApp Pink você deve seguir essas etapas:

● Definições

● Apps e notificações

● Mostrar todos os aplicativos

● WhatsApp Rosa

● Remover

Feito isso, no entanto, ainda é necessário desconectar qualquer dispositivo conectado ao WhatsApp Web, portanto, também é necessário esvaziar o cache do navegador, e depois pesquisar novamente entre as permissões concedidas aos aplicativos, caso este também não tenha acessado.

Neste caso, para verificar as permissões, basta mover entre as Configurações e ir para Privacidade e depois Gerenciar Permissões.

Aqui será necessário verificar todas as permissões concedidas aos aplicativos e caso encontre alguma autorização concedida ao WhatsApp Pink, deve removê-la.