Wellington quer investigação sobre patrocínios de federação de futebol

Redação PH

Redação PH

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015

Wellington quer investigação sobre patrocínios de federação de futebol

O senador Wellington Fagundes, líder do PR no Senado e integrante da CPI do Futebol, defendeu ampla investigação nos contratos firmados pelas federações de futebol por condução da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para ele, esse tipo de atuação compromete o processo de disputa dentro da entidade, transformando-a numa espécie de “feudo”. A posição do republicano foi manifestada durante reunião da CPI em que foi ouvido o presidente licenciado da CBF, o dirigente Marco Polo Del Nero.

Segundo o senador, há denúncias de que Del Nero teria influenciado os votos das demais federações e dos clubes para a sua eleição, a partir de um contrato de patrocínio da Chevrolet com as entidades estaduais. Wellington também questionou ganhos salariais dos dirigentes das entidades de futebol no Estado e da própria Confederação.

O senador é ferrenho crítico da chamada ‘perpetuação’ no poder por parte dos dirigentes de federações. Ele lembrou inclusive já ter apresentado projeto de lei, ainda como deputado federal, para eliminar as reeleições.

O dirigente confirmou que atuou para ajudar as federações e admitiu que houve intermediação normal do negócio, com ganhos e comissões. O contrato da empresa da indústria automobilística foi intermediado por Sérgio Gomes, um dos executivos que dirigem a companhia. “Isso é normal. Eu tenho a obrigação de ajudar. O senhor não tem, mas eu tenho. Como presidente da Federação eu tenho a obrigação de querer ajudar as outras federações” – disse.

Del Nero é investigado pela CPI, que trata de negócios e contratos das duas últimas gestões da CBF. Ele já teve seus sigilos bancário, fiscal e telefônico quebrados pela comissão. Durante o depoimento, afirmou que as investigações conduzidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos e pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) vão provar que ele não está envolvido em esquemas de corrupção.

Wellington disse que a CPI tem o objetivo de investigar, “mas também de contribuir para a melhoria do futebol brasileiro”. Ele questionou Del Nero sobre os planos da direção da CBF. Segundo o senador, existe uma grande necessidade sobre o legado da entidade para o pós-Copa do Mundo 2014 e também de um melhor apoio para o desenvolvimento do futebol no Brasil. Para ilustrar, citou o caso de Mato Grosso: “nosso futebol praticamente está acabado – disse. Eu também tenho aqui uma preocupação, principalmente com o futebol do interior. A gente quer ver o esporte funcionando lá, como há 20, 30 anos. Tínhamos clubes com mais força. Mas, a cada ano que passa, vemos uma concentração maior no eixo Sul-Sudeste”.

Para o presidente da comissão, senador Romário (PSB-RJ), é estranho que Del Nero tenha desqualificado indícios colhidos pelo FBI (Agência Federal de Investigação dos EUA) e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao ser acusado por elas de ter movimentado dinheiro ilegalmente. Ele afirmou que o presidente licenciado da Confederação Brasileira de Futebol mentiu à CPI.

+ Acessados

Veja Também