Wellington pede participação popular em debate sobre obras da BR-163

Redação PH

Redação PH

wellington pede participação popular em debate sobre obras da br-163

Wellington pede participação popular em debate sobre obras da BR-163

O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, deverá apresentar nesta quarta-feira, 29, na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, um cronograma de investimentos em logística para este ano. Principalmente no tocante as obras de recuperação e duplicação da BR-163, no trecho de responsabilidade do Governo Federal – entre Rondonópolis e Posto Gil – que se encontram paralisadas. “Há uma apreensão muito grande de todos para saber quando essas obras serão retomadas” – disse o senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor do requerimento de convocação do ministro.

Há várias semanas, Wellington Fagundes manifesta, inclusive em plenário, grande preocupação com a demora na liberação dos recursos necessários ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para evitar a paralisação das obras. “Estamos vivendo uma situação preocupante e que atinge diretamente a população e, sobretudo, os usuários da rodovia. Então, é muito importante que haja uma grande participação popular nesse debate” – disse o senador, ao convocar a sociedade a acompanhar os debates pela TV Senado e Rádio Senado ou ainda pelas redes sociais.

O Ministério dos Transportes é responsável pela formulação, coordenação e supervisão das políticas nacionais para o setor, a participação no planejamento estratégico, a elaboração de diretrizes para a sua implementação e a definição das prioridades dos programas de investimentos. Para ampliar a efetividade das ações, o Ministério desenvolve programas e projetos que funcionam como ferramentas para o próprio órgão e autarquias vinculadas.

Nesse sentido, além de discutir o calendário de obras, o ministro dos Transportes deverá ainda tratar sobre o Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal. O programa foi criado com o objetivo dotar o país de um sistema de transporte adequado às dimensões do Brasil. “Dois anos após sua implantação, é de extrema relevância que sejam detalhados os principais avanços e as dificuldades para seu implemento” – explicou o senador.

A pauta da audiência também inclui as Concessões Públicas, que buscam elevar os investimentos em infraestrutura de transportes, no sentido de ampliar e modernizar a malha logística, tendo como contrapartida tarifas acessíveis. Wellington destacou que cabe ao Ministério reforçar a capacidade de planejamento do Estado e promover a integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos, juntos às cadeias produtivas. ”Desse modo, é importante que sejam apresentados os avanços do programa de concessões em todo país, anunciando ações para os próximos anos” – frisou.

O Plano Nacional de Logística e Transportes, que tem por objetivo formalizar e melhorar as análises contidas no planejamento de intervenções públicas e privadas na infraestrutura e na organização dos transportes, será também discutido na Comissão de Infraestrutura. “São segmentos importantes e que precisamos discutir, pois temos um Estado carente de logística” – destacou.

+ Acessados

Veja Também