Wellington firma entendimentos para avanços do ensino superior em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

wellington firma entendimentos para avanços do ensino superior em mato grosso

Wellington firma entendimentos para avanços do ensino superior em Mato Grosso

O deputado federal Wellington Fagundes (PR) firmou entendimentos com o Ministério da Educação para avanços nos projetos de ampliação e melhoria do ensino superior em Mato Grosso. Ele se reuniu na quarta-feira, 21, com o ministro Cid Gomes e depois com ministro Aloísio Mercadante, da Casa Civil, para tratar de demandas da comunidade universitária. “São projetos importantes, situações que precisam de urgente solução e encontramos todo o apoio dos ministros aos temas apresentados” – avaliou o senador diplomado.

Uma das questões tratadas como prioritárias diz respeito à implantação do curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso na cidade de Barra do Garças, na divisa com Goiás. Uma vez implantado, o curso beneficiará não só a comunidade universitária de Barra do Garças, mas toda a região do Araguaia. Atualmente, existem cursos de Medicina em Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.

“Esse curso de Medicina é fundamental porque a cidade passará a contar com um hospital universitário, que serve como centro de ensino. Com isso, amplia-se a oferta de atendimento em saúde à população, numa região que muito necessita de hospitais e atendimento com qualidade” – frisou o parlamentar. Na audiência, ele contou com a presença e apoio do deputado Valtenir Pereira (Pros) e da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska.

Na audiência, o ministro da Educação também se comprometeu com Fagundes e Valtenir a buscar uma solução para a questão envolvendo as obras do novo Hospital Universitário Julio Muller, que estão paralisadas. A construção da nova unidade hospitalar é fruto de parceria entre o governo do Estado e o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). São previstos mais de R$ 116 milhões em investimentos, sendo 50% do governo de Mato Grosso e outros 50% do orçamento do MEC.

“Atualizamos o ministro sobre a situação e ele se comprometeu a estudar uma solução” – frisou Pereira.

O novo Hospital Júlio Muller, localizado na rodovia que liga Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, prevê a abertura de 250 leitos e a utilização da estrutura como hospital-escola a estudantes universitários da área da saúde. A construção teve início em 2012 e o projeto prevê a transferência de toda a Faculdade de Medicina.

Wellington também se disse satisfeito com os entendimentos para aprovação de sua proposta que prevê a transformação do campus da UFMT de Rondonópolis em Universidade Federal da Região Sul. Seria a segunda universidade federal do Estado. Ele explicou que o campus atende todas as exigências técnicas para concretização da proposta. Segundo o parlamentar, a medida representaria uma evolução no ensino superior da região, possibilitando a criação de novos cursos, mais estrutura e qualidade na gestão da instituição. “Rondonópolis é uma cidade pólo de extrema importância no contexto do Centro-Oeste e necessita de uma unidade de ensino superior autônoma” – disse

O republicano destacou ainda que, tanto ele quanto o deputado Valtenir Pereira, assim como toda a bancada de Mato Grosso, continuarão trabalhando para destinação de uma maior quantidade de recursos, através de emendas ao Orçamento da União, para beneficiar o ensino superior do Estado. “Mato Grosso é um Estado enorme, que tem muita carência. E queremos fazer do Estado uma referência também em ensino superior” – afirmou, ao levar a questão e obter o apoio do ministro Aloísio Mercadante, da Casa Civil.

+ Acessados

Veja Também