Wellington Fagundes prega superação da crise política e melhoria da logística de transporte

Redação PH

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Wellington Fagundes prega superação da crise política e melhoria da logística de transporte

O senador Wellington Fagundes (MT), líder do Partido da República no Senado, voltou a destacar a necessidade de o Brasil por fim à crise política para poder se dedicar a busca de soluções para a economia. Ele apelou ao “espírito público” de parlamentares e governantes “como a única condição a ser tomada neste momento para que possamos fazer com que o país possa cumprir com o seu papel, que é de proteger o povo, melhorando as condições e a qualidade de vida comum”.

Nesse contexto, um setor que precisa de providências imediatas é o da logística de transporte, já que “a deficiência no escoamento da produção prejudica e encarece os produtos nacionais”. Ao mencionar as potencialidades de Mato Grosso, Wellington observou que toda a capacidade de produção e geração de riquezas do Estado acaba sendo subtraída em sua competitividade por conta da logística ainda inadequada.

Atualmente, segundo o parlamentar, apenas 15% do pacote de R$ 200 bilhões de concessões se encontram prontos para licitar este ano. Outros R$ 48 bilhões em investimentos, podem ser destravados até dezembro porque não dependem de leilões e basta que o Governo autorize empresas que já têm concessões a dar início às obras. Estão nessa situação R$ 32 bilhões em projetos de ferrovias e rodovias que precisam solucionar trâmites burocráticos.

Um projeto que, segundo Wellington Fagundes, pode melhorar essa situação é o chamado Arco Norte, que visa uma maior exploração portuária de Rondônia, Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão, mediante o aproveitamento do potencial de navegação dos rios Madeira, Amazonas e Tapajós. Ele explicou que, se concretizada, a obra permitirá, em 10 anos, que o país escoe 20 milhões de toneladas pelos portos daqueles Estados.

Para que o Arco Norte se torne realidade, Wellington pediu ao Governo que resolva os entraves que impedem o início dessa e de outras obras que visam melhorar a logística de transporte do país.

Pela viabilização dessa saída, lembrou o senador, já foram autorizados R$ 16 bilhões em obras novas, mas parte está ameaça por problemas econômicos. Também foram feitos leilões de três novos terminais. Em condições de serem licitados ainda este ano estão ainda quatro aeroportos, quatro rodovias e nove terminais portuários.

“Portanto, isso reforça o entendimento que precisamos dar fim a esse conturbado momento político e nos dedicarmos exclusivamente a fazer com que o Brasil volte a andar” – disse. Segundo ele, uma vez efetivada a saída norte, o Brasil poderá elevar a capacidade de embarques para mais de 60 milhões de toneladas de grãos até 2025. “Fato que, seguramente, elevará o país ao patamar das maiores potencias econômicas mundiais” – frisou.

Wellington destacou que o momento nacional é grave. “Inflação, desemprego, retração econômica exigem de cada um de nós o comprometimento e o esforço ainda maior e mais elevado. De todos! Não de um, de um presidente, de um ministro, do dirigente de uma agência, dos deputados ou senadores, juízes ou de algum tribunal. Mas, de todos, indistintamente” – acrescentou.

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