Wellington Fagundes cobra continuidade de obras prioritárias para Mato Grosso

Redação PH

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Wellington Fagundes cobra continuidade de obras prioritárias para Mato Grosso

O senador Wellington Fagundes pediu nesta terça-feira (27), ao ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e à diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a continuidade das obras de duplicação da BR 163/364 – que liga Rondonópolis a Cuiabá – para a consolidação da rodovia como uma das principais vias de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso.

“Foi uma reunião de trabalho produtiva, destacamos mais uma vez a importância da conclusão obras de duplicação da BR 163/364 entre Rondonópolis e Cuiabá. E mais, pedimos o comprometimento do ministro para garantir os recursos necessários para a continuidade e até mesmo a aceleração dessas obras. É um serviço que está melhorando a capacidade da rodovia”, afirmou o senador.

Segundo Wellington, houve um compromisso do ministro em levar a demanda ao presidente Michel Temer e ao ministério do Planejamento, buscando priorizar a obra. Ele alertou o ministro de que o trecho entre Rondonópolis e Cuiabá conta com um alto número de acidentes frontais, e a necessidade da conclusão das obras é urgente.

“Precisamos priorizar as obras deste trecho para dar mais condições de trafegabilidade e garantir que em períodos de chuva, por exemplo, não haja os mesmos transtornos que vivemos agora, com buracos e falta de sinalização”, assegurou Fagundes.

PAC

O líder do PR no Senado também pediu o apoio do ministro e da diretoria do Dnit para a inclusão do contorno viário de Barra do Garças, município do Médio Araguaia, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

“É de suma importância para a continuidade e conclusão desta obra a inclusão dela no PAC. Hoje o contorno viário de Barra do Garças é classificado como uma obra de “demais investimentos”, ou seja, não há uma política de priorização para os recursos levantados para esta obra. Nós temos, todos os anos, emendas parlamentares no orçamento, mas muitas vezes não conseguimos nem empenhar essas emendas e acabamos perdendo recursos”, alertou o repblicanp.

Ao elaborar relatório à LDO 2017, Wellington já havia firmado um compromisso com o ministério do Planejamento para incluir a obra no PAC.

Atualmente, a verba que existe é suficiente para a realização do trecho entre o posto Dracenão e a ponte sobre o rio Garças, mas há,segundo o senador, necessidade de garantir ainda mais recursos. “Por isso é importante colocar essa obra no PAC, para que tenhamos garantia de aportes para o ano que vem e, quem sabe, no máximo 2 ou 3 anos, ter as obras concluídas”, elucidou o republicano.

Ao incluir obras no PAC, o Governo evita que haja contingenciamento dos recursos. Segundo o texto da LDO relatado por Wellington, o Planalto poderá suprimir obras que não devem ser continuadas e incluir obras estratégicas, como é o caso do contorno viário de Barra do Garças.

Após evento que deu início às obras em 2,3 quilômetros que ligam o posto Dracenão – no entroncamento com a BR 070 – até a ponte sobre o rio Garças, no início da semana, o diretor de infraestrutura rodoviária do Dnit, Luiz Antônio Garcia, afirmou que o trabalho do senador Wellington tem sido fundamental para o andamento do projeto.

“Cabe fazermos justiça ao então deputado Wellington Fagundes, hoje senador, pois conseguimos empenhar para esta obra cerca de R$ 24,5 milhões, os quais foram totalmente transferidos para o governo do Estado por força de um convênio do DNIT com a Secretaria de Infraestrutura. Então hoje, o que se conseguiu avançar nesta obra foram recursos provenientes de emendas capitaneadas pelo senador”, esclareceu Luiz Antônio.

O diretor também anunciou que, por intermédio de uma articulação de Wellington junto à bancada federal de Mato Grosso, houve transferência de mais R$ 30 milhões para o contorno de Barra do Garças. “Com esse remanejamento de recursos e a inclusão dela no PAC temos a garantia da continuidade dessas obras, para que possamos finalmente concluir um sonho de toda a população barra-garcense”, concluiu Luiz Antônio.

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