Webinar apresenta experiências brasileira e internacional de seguro rural paramétrico

Webinar apresenta experiências brasileira e internacional de seguro rural paramétrico

Evento virtual no youtube da Enagro deverá contar com a presença da ministra Tereza Cristina

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do canal do youtube da ENAGRO, promove nesta sexta (15) às 15h, um webinar de seguro rural paramétrico, modalidade inovadora de mitigação de riscos climáticos que o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) começou a apoiar em 2021 ao estabelecer 20% de subvenção ao prêmio pago pelos produtores.

A ministra Tereza Cristina deverá participar da abertura do evento virtual. Segundo ela, o Mapa decidiu apoiar o seguro paramétrico como mais uma das soluções para proteger as atividades dos produtores brasileiros.

O seguro paramétrico, ou seguro de índice, é baseado na definição de parâmetros para a ocorrência de eventos que podem gerar riscos às atividades dos produtores, como as adversidades climáticas, mas podem ser criados índices para outros riscos que afetem a produção. Caso o índice paramétrico estipulado seja alcançado ou excedido, a cobertura da apólice pode ser acionada.

No caso de secas, por exemplo, um dos indicadores é o número de dias de tempo seco e com a precipitação pluviométrica inferior a um determinado índice acordado entre o produtor rural e a seguradora. Esse é um dos diferenciais desse seguro, afirma o Secretário de Política Agrícola, Guillherme Bastos, considerando que o produto de seguro paramétrico é construído em comum acordo entre o produtor e a companhia seguradora.

O evento contará com a participação de seguradoras e resseguradoras que atuam no mercado de seguro rural no Brasil e vai apresentar a experiência brasileira e internacional de seguro rural paramétrico, conforme a programação abaixo.

Webinar Seguro Paramétrico no Brasil

Canal de youtube Enagro – https://youtu.be/afZwtORtGTQ

15/10 (sexta-feira) – 15h (horário de Brasília)

Noticias Relacionadas