Wancley propõe uso racional da água em currículo escolar

Redação PH

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Wancley propõe uso racional da água em currículo escolar

Está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Wancley Carvalho (PV) que pretende incluir na grade curricular matéria específica sobre o uso racional da água. A carga horária e o ano letivo no qual será inserido ficarão a cargo da secretaria de Estado de Educação.

De acordo com o texto, o assunto será tratado em salas de aula do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Mato Grosso.

A iminente crise de abastecimento de água tem preocupado o deputado do Partido Verde. Na tribuna da Assembleia, o parlamentar citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que afirmam que se continuarem os padrões de consumo, e não forem criadas fontes alternativas para captação, em 2025, um terço da população mundial não terá acesso à água potável.

Apesar das diversas campanhas nos veículos comunicação que alertam para o consumo consciente da água, o deputado defende a necessidade de debater o assunto de forma contínua, dentro das salas de aulas. " É preciso disseminar a importância do uso racional da água, e a forma mais eficaz é instruir nossas crianças e jovens nas escolas. É urgente conscientizar sobre a escassez dos recursos hídricos", afirma Wancley.

Ainda durante o discurso, o deputado Wancley, que é geógrafo por formação, lembrou que embora o planeta seja formado por 3/4 de água, 97,3% desse total são águas salgadas, 2,34% estão em forma de gelo ou em lençóis freáticos e somente 0,36% são águas de rios, lagos e pântanos apropriadas para consumo. “É preciso conhecer, entender e conscientizar. Se soubermos usar, não vai faltar: mas para isso é necessário mudar comportamentos, e a educação é a melhor saída” salientou.

A proposta prevê ainda a capacitação dos professores, para despertar nas crianças a sensibilidade com as causas ambientais. O conteúdo apresentado na sala de aula não fica restrito somente ao ambiente escolar. “Alunos são multiplicadores de informação. Seja em casa, na escola, bairros ou com familiares, o aluno aprende na escola e sente o desejo de compartilhar”, finalizou o autor do projeto.

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