Wancley e secretário de educação visitam dez escolas no Vale do Guaporé

taques cancela agenda em rondonópolis

Para acompanhar de perto a situação das escolas de Mato Grosso, identificar as necessidades de investimentos, além de ouvir os profissionais e alunos de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima, uma caravana da secretaria de Estado de Educação (Seduc), articulada pelo deputado Wancley Carvalho (PV), visitou unidades estaduais e municipais.

A necessidade de reforma, ampliação no número de salas e instalação de condicionadores de ar foram as principais reivindicação apresentadas. A visitain locopossibilitou a definição de prioridades de investimentos, que serão realizados em breve pela Seduc. A comitiva, liderada pelo secretário Permínio Pinto, também contou com a presença de técnicos da secretaria, além do prefeito, Donizete Barbosa (PSDB) e vereadores.

De acordo com o deputado Wancley Carvalho, que já apresentou diversas reivindicações para a melhoria das escolas na região do Vale do Guaporé, a visita do secretário traz celeridade e certeza de investimentos. "O secretário e equipe técnica viram de perto e ouviram as necessidades que temos aqui. A partir dessa visita temos a garantia de que melhorias serão feitas em diversas unidades", pontuou o parlamentar que é membro da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa.

Permínio ressaltou que o estado possui mais de 200 escolas que precisam de intervenção, e a visita é a maneira mais eficaz para determinar as ações prioritárias. "Governar é estabelecer prioridades, e conhecendo de perto e ouvindo os profissionais envolvidos, com apoio dos representantes políticos, aqui em especial do deputado Wancley, vamos atender essas demandas, na medida do possível", pontuou.

Na cidade de Pontes e Lacerda o grupo visitou sete unidades; em Vila Bela foram outras três escolas. De acordo com o prefeito de Pontes e Lacerda, apesar do investimento municipal, a prefeitura precisa da parceria do Estado. "Agradeço a visita do secretário, por iniciativa do deputado Wancley, e pedi apoio para implantação de salas de aulas em comunidades rurais, já que alunos do estado estudam em nossas unidades", pontuo Donizete.

Durante a visita, o deputado Wancley levou o secretário para conhecer a obra inacabada que deveria ser a sede do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro), em Pontes e Lacerda. Orçada em mais de R$ 1 milhão, a obra era para ter sido entregue em janeiro de 2011, entretanto a construção apresenta diversas irregularidades e foi condenada pela Seduc. "A obra será demolida. Abriremos procedimento de investigação, para responsabilizar os gestores anteriores, que agiram de forma irresponsável. Retomaremos a obra até junho", afirmou o secretário Permínio.

Melhorias – Em Pontes e Lacerda, a escola estadual 14 de Fevereiro está em fase final da elaboração do projeto para a reforma geral da unidade e adaptação elétrica para implantação de condicionadores de ar nas salas de aula.

Para a escola São José, após reivindicação do deputado Wancley Carvalho e deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP), a secretaria tem recurso empenhado de R$ 140 mil para reformar a quadra poliesportiva. Outras unidades visitadas também estão em processo de elaboração de projetos para receber investimentos em infraestrutura.