Wagner condecora personalidades que contribuíram para melhorar Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

maluf defende ampliação da discussão sobre a reforma tributária

Wagner condecora personalidades que contribuíram para melhorar Mato Grosso

Mais uma vez, a sensação de orgulho pelo dever cumprido na dedicação ao trabalho, às causas, coisas e pessoas de Mato Grosso encheram os corações de desbravadores na noite da última sexta-feira (25). Na ocasião, por meio do Projeto de Resolução nº 294/2016, a Assembleia Legislativa concedeu títulos de cidadania mato-grossense a personalidades com serviços prestados e parcelas significativas de contribuição para o progresso do estado de Mato Grosso.

Entre elas, figura a reverendíssima Irmã Maria Therezinha Perin. Com formação em Teologia e Pedagogia – entre outros cursos, ela sempre trabalhou pelo próximo e fazendo o bem para as pessoas. Para o também agraciado piloto de caminhões esportivos e empresário Pedro Muffato, que mantém negócios há mais de três décadas no estado, trata-se da mais alta honraria a ele concedida.

“É um privilégio e me considero – de certa forma – pioneiro, pois estou em Mato Grosso desde 1982, onde faço meus investimentos”. Segundo ele, a proposta do deputado Wagner Ramos – acolhida por todos os deputados – também homenageia a inovação e a melhoria da agropecuária no estado.

“É algo em que tenho investido muito, assim como na integração da agricultura e da pecuária, com a técnica do plantio direto que comecei em Sapezal nos anos 80. Considero-a uma homenagem ao agronegócio de Mato Grosso”, acrescentou. Outro agraciado, o empresário Edmundo Moreira Celestino, fundador da Apae e da Casa de Passagem em Campo Novo do Parecis, possui título de Empresário do Ano, no município. Ele chegou ao Estado em 1985.

Por sua vez, a aposentada Laurinda Albanês Turati, de 104 anos, nascida em Lutécia/SP, veio para Mato Grosso com seu falecido esposo, Clementino Turati. Juntos, eles reuniram suas economias e compraram um sítio a 70 km de Tangará da Serra, onde trabalharam e produziram na lavoura e no gado. Juntos tiveram 10 filhos, 22 netos, 32 bisnetos e 2 tataranetos.

Em Mato Grosso há mais de duas décadas para iniciar a vida profissional e a família, a médica Gloria Martinez Grazziotin resume sua visão em relação a Tangará da Serra e ao Estado. “Esta terra tão generosa nos acolheu e proporcionou meios para que nossa vida florescesse e prosperasse transformando nossos sonhos de progresso, trabalho, lar e alegria em realidade”.

Por 10 anos, ela foi colaboradora da Casa da Criança de Tangará da Serra e atualmente contribui para o projeto do Hospital Infantil Shiriner e das Casas Maria de Nazaré e Chico Xavier, de Cuiabá. Outros agraciados foram o aposentado Constantino Diniz Meira, a empresária Terezinha Lucia Brunetta, a professora Vânia Regina Ladeia Trettel e a médica Angela Medeiros Valério Rahman.

Também foram condecorados: Alexandre Delicato Pampado e Lidiane de Almeida Anastácio Pampado (juízes de Direito); Benhur Augusto Barbieri e Wilson Benedito Pereira (médicos); os empresários Clóvis Ademir Scherer, Décio Tadeu Frare, Eder Márcio Dominick, Gilberto de Vasconcelos, Iria Cecília Welter Girardi, Jonas de Azevedo Guerra, Nelson Sanchez Roman, Renato Adriano Dummel, Vitalino Dalla Bona e Valcir Casagrande – também prefeito eleito de Sapezal.

Outra agraciada, a administradora de empresas, professora e coordenadora de escola pública, Marli Becker dos Santos, atua como voluntária e desenvolve diversas ações sociais junto à Igreja e trabalhos para arrecadação de recursos para a manutenção de entidades como Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e Abrigo Bom Jesus.

O doutor em História Social, Daniel Almeida de Macedo; o soldado PM Sérgio Manhoni Júnior; o advogado e cartorário, José de Arimatéia Barbosa; o advogado Pedro Gilmar Van Der Sand e os aposentados Egydio Lang, Frederico Carlos Herklotz, Hélio Tavares e Valentim Mansano Bezerra também se tornaram cidadãos mato-grossenses.

Confiraaquias fotos da sessão.

+ Acessados

Veja Também