Volta às aulas: Confira cinco dicas para reajustar a rotina escolar




As aulas vão recomeçar! O início do ano letivo nas unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande já está chegando e para que a retomada da rotina seja tranquila e sem maiores preocupações, a psicóloga escolar Nádia Pecora separou algumas dicas que podem ajudar as crianças e adolescentes a cumprirem seu cronograma de atividades.

Para a especialista em educação esse momento traz um misto de ansiedade e expectativas, mas algumas atitudes importantes podem fazer com que esse período seja mais sossegado. Neste aspecto, a psicóloga destaca cinco dicas valiosas para pais e estudantes.

1 – Organize o material

“Nada como começar a aula com tudo organizado ou materiais novos, se preciso for. Aproveite os últimos dias de férias para organizar seu material. Faça uma faxina na mochila, verifique o que pode ser reaproveitado, o que precisa jogar fora e aquilo pode doar. Reorganização suscita o sentimento de renovação. Algo essencial para começar um novo ciclo”.

2- De volta à rotina

Já ouviu falar em Neuroplasticidade? Este é o nome dado à capacidade que seu cérebro tem de se adaptar a mudanças. No período de férias a rotina muda, os horários ficam bagunçados, um dos fatores que podem dificultar o processo de adaptação no período de volta as aulas.

“Por isso, é importante que antes mesmo que as férias acabem, a pessoa volte aos poucos à rotina, dormindo e acordando mais cedo. Quanto mais gradativo for esse processo, mais fácil será a adaptação. Vamos ativar a neuroplasticidade!”, destaca.

O ideal é tentar ir antecipando a hora de comer e dormir para chegar o mais próximo possível da rotina durante as aulas. Outra sugestão é puxar os horários em 15 minutos a cada dia, até chegar ao desejado. Assim a criança vai se acostumando aos poucos e vai reagir mais positivamente na volta às aulas.

3- Não deixe para ultima hora

Outra dica que pode diminuir a ansiedade é organizar tudo com antecedência. “Não deixe para arrumar seu material e uniforme no dia, pois isso pode te fazer chegar atrasado, além de correr o risco de esquecer algum material importante”.

De acordo com Nádia, no dia a dia, criar o hábito de arrumar o material no dia anterior, vai fazer toda diferença no dia seguinte.

4- Evite atrasos

Se você mora longe da escola, procure sair minutos mais cedo de casa para não chegar atrasado. Se não conhece o percurso, faça ele um dia antes.

“Se for utilizar transporte público, procure saber qual linha que dá acesso ao Sesi Escola. A dica pode ser simples, mas faz diferença no nível de estresse cotidiano”.

5- Tudo novo de Novo

A volta às aulas é marcada por novidades, mesmo para aqueles que continuam na mesma escola do ano anterior. Para aliviar esse misto de ansiedade, a dica é buscar atividades de relaxamento.

“Atualmente a tecnologia nos oferece aplicativos com essas técnicas. Para os alunos da primeira infância, é importante que uma semana antes os pais conversem com os mesmos falando sobre a escola, que será um ambiente acolhedor, que terão pessoas para cuidar, auxiliar, ensinar, brincar e que os pais vão deixá-lo nesse local e no fim da manhã ou da tarde retornaram para buscá-los”.

Para finalizar, Nádia destaca que o fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. “Para isso, escola e pais e responsáveis podem contribuir para que a criança ou adolescente se sinta tranquila e confiante para uma boa jornada educacional”, finaliza.