Visita técnica define trecho de limpeza do Rio Cuiabá

Redação PH

Redação PH

consumo das festas de final de ano aumentam a produção de resíduos na capital

Visita técnica define trecho de limpeza do Rio Cuiabá

A visita técnica ao Rio Cuiabá, que antecede o trabalho de limpeza que será realizado pelo deputado Wancley Carvalho (PV), avaliou os pontos mais poluídos e definiu o trajeto da ação, que ocorre em maio. Ficou estabelecido que a coleta de lixo será entre a região da Ponte Nova até a ponte Juscelino Kubitschek, na Rodovia dos Imigrantes.

O rio que tem o mesmo nome da capital, que completa hoje 297 anos, sofre com a poluição. E, gradativamente, vem se transformando em depósito de lixo, de esgoto doméstico e industrial.

Na última quinta-feira (7), foi realizado o reconhecimento da área urbana do rio, e mapeados os pontos com maior concentração de lixo.

No próximo dia 29 de maio, por ocasião da Semana Mundial do Meio Ambiente, voluntários, entidades e instituições públicas vão limpar o Rio Cuiabá.

"É nossa obrigação cuidar dos rios e nascentes. Como deputado, cidadão e ambientalista, não posso fechar os olhos para a poluição que tem matado nossos rios", afirmou Wancley.

O parlamentar, representantes da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, secretarias do Meio Ambiente do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, Secretaria de Serviços Urbanos da capital e Teoria Verde integraram a comitiva que visitaram o rio.

O delegado fluvial de Cuiabá, capitão de corveta Cleuton da Silva, destacou a importância da iniciativa e a parceria da Marinha. "É uma ação importante para preservação hídrica, que é um dos pilares da atribuição da autoridade marítima. É necessário verificar se embarcações estão causando poluição, já que a Marinha tem respaldo em lei para notificar e até atuar quem cometer esse tipo de crime", frisou.

A limpeza do rio será realizada por meio da Associação Amigos do Rio Cuiabá, que fará um trabalho continuado de preservação ambiental.

"Não adianta falar da importância da limpeza do rio se não colocarmos a mão na massa. A educação ambiental é mais eficaz com exemplos. Com o tempo, as pessoas que poluem vão ficar constrangidas ao saber que tantas outras estão lutando para manter o rio limpo e cheio de vida", disse o deputado do Partido Verde.

Nos próximos dias será realizada reunião para envolver novos parceiros, e potencializar ações com outros movimentos que já realizam trabalhos semelhantes.

Inspiração – A iniciativa do deputado Wancley foi inspirada no projeto realizado há 17 anos no Rio Guaporé, em Pontes e Lacerda. Lá, os "Amigos do Rio Guaporé" já retiraram seis caminhões de lixo em apenas uma edição. Quando era vereador no município, Wancley participou de várias ações de limpeza e contribuiu no trabalho dos voluntários.

+ Acessados

Veja Também